DestaquesEsportes

Estádio Douradão é liberado para receber a torcida após cinco anos de interdição

Um dos grandes símbolos do futebol sul-mato-grossense está de volta!. O Estádio Municipal Fredis Saldivar, conhecido também como Douradão, teve a liberação para receber o público novamente em 2023, após ficar por cinco anos interditado.

A informação foi divulgada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), no final da tarde desta sexta-feira (13). O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiu a autorização para que o estádio receba a torcida durante os jogos do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol da Série A.

A novidade é um grande reforço para o Dourados Atlético Clube (DAC), único representante de Dourados na competição este ano. De acordo com a tabela, o primeiro jogo acontecerá no dia 22, às 15h30min, DAC recebe o Aquidauanense pela primeira rodada do Estadual. As duas equipes estão no Grupo B do Sul-mato-grossense.

A última vez que o Douradão recebeu um jogo foi entre 2017. No ano seguinte foi fechado e interditado. “Em 2020, reabrimos e fizemos os jogos, mas sem público por conta da Covid-19 e pela falta do laudo de engenharia, que é uma exigência do Estatuto do Torcedor”, informou o diretor-presidente da Funed, Luís Arthur Spinola Castilho.

Segundo a notificação do MPMS, deverá ser respeitada a capacidade máxima de público de 2.500 pessoas por jogo e os torcedores poderão estar apenas nos setores indicados como liberados nos laudos técnicos. Localizado na Rua Coronel Ponciano, o Estádio Douradão foi inaugurado em abril de 1986 e é um dos maiores do Estado.

O Estadual

As 10 equipes foram divididas em dois grupos na primeira fase. O grupo A tem Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica), Operário Futebol Clube (Campo Grande), Esporte Clube Comercial (Campo Grande), Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Chapadão do Sul) e Coxim Atlético Clube (Coxim). O Grupó B tem o Dourados Atlético Clube (Dourados), Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana), Operário Atlético Caarapoense (Caarapó), Novo Futebol Clube (Sidrolândia) e Ivinhema Futebol Clube (Ivinhema).

Na fase classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema “mata-mata” volta ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase será rebaixado.

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024. Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Conforme tabela oficial divulgada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), o campeonato tem início no dia 22 de janeiro e tem previsão de término em 30 de abril.

Deixe um comentário