CapitalDestaques

A saga de um português: A história de Adriano Toscano

Foi em busca de uma ‘vida nova’ que o português Adriano Borges Toscano desembarcou no Brasil, no dia 13 de dezembro de 1962, no porto de Santos (SP). Com o espírito repleto de energia, ainda aos 17 anos, enfrentou o desafio de morar, sozinho, em um lugar completamente desconhecido. O gajo veio empregado, contratado para trabalhar na renomada distribuidora Dias Martins como carregador e descarregador de caminhões. O oficio, humilde, era apenas o primeiro passo de uma vida promissora no ‘novo mundo’ e que mais tarde renderia ao ‘destemido’ o reconhecimento de ter fundado uma das mais importantes e tradicionais panificadoras de Campo Grande, a Padaria Toscano.

“Meu pai sempre teve esse instinto de responsabilidade e de encarar desafios, tanto é que aos 12 anos saiu da casa dos seus pais na sua cidade natal de Aldeia dos Bispos para ir morar com a irmã mais velha em Lisboa, capital de Portugal. E depois, aos 17, veio para o Brasil e, em Araçatuba (SP), passou a trabalhar na empresa Dias Martins.”, conta o filho do empresário, Adriano Borges Toscano Júnior, de 50 anos.

Cartão de imigrante de Adriano Toscano quando chegou ao Brasil

Após um período, Adriano Toscano passou a ‘pegar pastas’, ou seja, tornou-se um representante comercial da empresa, trabalhando principalmente nos interior paulista e no sul de Mato Grosso. Foi numa dessas viagens de trabalho que conheceu Sebastiana Ferreira, a mulher de sua vida. Filha de portugueses mas nascida em SP, ela pegava o mesmo ônibus que Adriano, na região de Tupi Paulista, e acabaram se apaixonando. “Eles se casaram em 1967 e tiveram dois filhos. Eu, Adriano Júnior, e minha irmã mais nova Andrea Toscano, que mora em Ivinhema e é minha sócia hoje na padaria.”.

Casamento de Adriano Toscano e Sebastiana Ferreira (Foto: Arquivo Familiar)

O surgimento da Padaria Toscano

A saga de Toscano ainda lhe renderia outras surpresas. Em 1974, mudou-se para Campo Grande, a promissora cidade do sul de Mato Grosso (Uno). “Nossa primeira casa era próxima da antiga rodoviária, que ainda estava sendo construída. Meu pai ficou um tempo atuando em áreas diversas até que um amigo montou, na Avenida Coronel Antonino, ao lado de onde hoje é a agência do Banco do Brasil, uma torrefadora de café e uma padaria. Ele ofereceu a padaria ao meu pai, que aceitou o desafio e a arrendou.”.

Conforme Júnior, a chamada Padaria Tufão funcionou até 1979, em 80, seu pai inaugurou a ‘Padaria Toscano’ na Avenida Coronel Antonino, 619, onde está radicada até hoje. “Nossa casa ficava nos fundos da padaria. É importante ressaltar que meu pai, diferente do que muitos pensam, não era padeiro. Ele apenas administrava e minha mãe fazia, e faz até hoje com seus 69 anos, algumas receitas caseiras, como empadas e tortas.”.

Uma das marcas que a família construiu nesses anos todos foi a revenda de pães. “Nós fazemos uma coisa chamada ‘reparte’, que é a revenda de pães para outros estabelecimentos. Eu mesmo entregava os pães no começo, muitas vezes de madrugada. E na década de 80, quando surgiram os carrinhos de lanches, passamos a fornecer o pão de hambúrguer e conquistamos o espaço, ficando o respeito pela marca. Temos clientes antigos que pegam o pão conosco até hoje.”, contou.

Quando o filho substitui o pai

“Cresci dentro da padaria, mas demorou para que eu entrasse no ramo. Me graduei na área da computação e trabalhei durante muito tempo em repartições públicas do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. Somente em 2005 é que aconteceu de vir, em definitivo, para a administração dos negócios da família. Meus pais já estavam muito cansados e, com a minha vinda, dei um gás novo para a padaria que estava num período conturbado.”.

Era junho de 2014 quando Adriano Toscano (o pai) descobriu que estava com câncer no pulmão (Mediastino). Os médicos deram a ele apenas seis meses de vida, mas o português, vindo ao Brasil para descarregar caminhões e que acabou se tornando um grande empreendedor, não iria se entregar tão facilmente à doença. “Meu pai resistiu por um ano, graças ao tratamento em Barretos (SP). Ele conseguiu evoluir bem, mas uma gripe e a infecção hospitalar acabaram prejudicando sua saúde e, no dia 21 de agosto de 2015, faleceu.”.

Hoje, Adriano Toscano Junior é quem administra a Padaria Toscano, dando seguimento aos negócios da família ao lado da mãe Sebastiana Ferreira (Foto: André Farinha)

Aquele que mantém o legado

Caráter, honestidade, comprometimento e carisma, essas eram as principais características que Adriano Toscano tinha, conforme descreveu seu filho, que hoje está à frente da administração da padaria e que carrega consigo o legado deixado pelo pai.

Ele sempre teve o nome limpo, sempre trabalhou de forma correta, com ética e respeito. Ninguém fica com a porta aberta durante tanto tempo fazendo coisas erradas, se você não trabalhar direitinho, de forma certa, vai acabar falindo. Acredito que a bondade do meu pai e o carisma que tinha com as pessoas justifica o fato de estarmos aqui durante esses anos todos, como ele sempre dizia, temos que servir bem para servir sempre.

Após 35 anos com a mesma estrutura, a Padaria Toscano passou pela sua primeira grande reforma em 2016/2017. Júnior, ao exemplo do seu pai quando resolveu largar tudo o que tinha na ‘terrinha’ para vir ao ‘novo mundo’ ou quando aceitou o desafio de ‘tocar’ uma ‘padoca’ mesmo sem ter experiência, também foi audacioso e partindo de uma visão empreendedora investiu cerca de R$ 2,2 milhões na nova estrutura, que traz todo um conceito sustentável, com energia solar e reaproveitamento da água da chuva, e mantendo o forno, de 48m², a lenha, onde são assados os pães.

Adriano Toscano e a esposa Sebastiana, durante uma viagem para Portugal (Foto: Arquivo Familiar)

“Chegou a um ponto no qual ou fazíamos a modernização ou fechávamos. Hoje, padaria está além da venda de pão e leite, como meu pai fazia no começo, é necessário oferecer de tudo dentro da área de alimentação, como lanches, sucos e bebidas, salgados e outras refeições. Para ter isso é necessário dar ao público conforto, espaço e, claro, bom atendimento. Nós ampliamos a estrutura para melhor atender aos nossos clientes.”, disse, acrescentando que para o próximo ano vai oferecer pizzas e, futuramente, almoço.

Voltando suas atenções para a memória de seu pai, Júnior cita que todo o investimento realizado na padaria foi para manter a tradição e o nome que ele deixou. “Tudo isso que está sendo feito hoje na Padaria Toscano é para continuar o legado que o ‘seu’ Adriano Toscano deixou. Quero dizer ainda que sem a minha mãe, Sebastiana, nada disso teria acontecido. Ela sempre esteve trabalhando ao lado do meu pai e é hoje quem me ajuda aqui, seja fazendo suas receitas ou indo aos mercados. E também aos 44 colaboradores que temos atualmente e ex-colaboradores que se dedicaram durante anos para o sucesso da padaria, em especial à Meire, Noel, André, Gilmar, Augusto, Paulinho Nyahira, Cícero Ferreira e Ataíde.”, finalizou Júnior.

Serviço: A Padaria Toscano está localizada na Avenida Coronel Antonino, 619, no bairro Coronel Antonino. O funcionamento é de segunda a sábado, das 05h30 às 20h00, no domingo das 06h Às 12h. O telefone de contato é o (67) 3351-6660. Acesse o site (http://padariatoscano.com.br) e confira o cardápio de produtos oferecidos pela empresa.

Deixe um comentário