DestaquesPolicial

Polícia aponta que aeronaves do cantor Almir Sater e de empresários de Aquidauana podem estar na Bolívia

O avião pertencente ao empresário e músico sul-mato-grossense Almir Sater pode estar na Bolívia, segundo informações da Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), responsável pelo caso ocorrido em setembro de 2021, quando uma quadrilha composta por pelo menos 18 bandidos invadiram o Aeroporo de Aquidauana e fugiram levando três aeronaves de pequeno porte que estavam guardadas no armazém.

De acordo com a delegada responsável pelas investigações do roubo das aeronaves, Ana Cláudia Medina, no ano passado houve uma grande apreensão de aeronaves adulteradas no aeroporto de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), sendo que algumas dessas tinha a características semelhantes com as que foram roubadas em Aquidauana.

Apesar da informação e da forte suspeita da localização, é necessário o aval por parte do Governo Federal da Bolívia para poder dar sequência aos trabalhos investigativos e periciar todas as 66 aeronaves que estão apreendidas naquele território em decorrência do envolvimento com o tráfico de drogas.

Até agora, a comparação entre as aeronaves foi feita apenas por fotos. “As características são parecidas, mas para qualquer tipo de constatação existe a necessidade de ir até o local e periciar”, reforçou a delegada. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) já realizou todos os trâmites junto ao Itamaraty para entrar na Bolívia, entretanto, a País vizinho nunca respondeu aos pedidos.

O caso

Na madrugada do dia 06 de estembro de 2021, uma quadrilha invadiu o Aeroporto de Aquidauana e fugiu levando três aeroanaves que estavam estacionadas, entre elas uma que pertence ao cantor Almir Sater.

De acordo com a polícia, ao menos 18 pessoase participaram da ação. O grupo rendeu o vigia e o obrigou a abastecer os aviões, além de outras pessoas que trabalhavam no aeroporto.

 Os bandidos estavam fortemente armados e alguns deles falavam espanhól e português. De lá para cá, seis pessoas foram presas pelo crime, sendo um homem localizado na Bolívia.

Foram levados os seguintes aviões:

  • Um do tipo bonanza v35b, matrícula PTING, de propriedade do pecuarista e ex-prefeito de Aquidauana José Henrique Trindade;
  • Um do tipo Sky Lane, matrícula PTKDI, do pecuarista Zelito Alves Ribeiro e de seu sócio, Joel Jacques;
  • Um do tipo Sky Lane, matrícula PTDST, do cantor Almir Sater.

Deixe um comentário