DestaquesEsportes

Pelé jogou por duas vezes em Campo Grande contra o Comercial, com saldo de uma vitória e uma derrota

Pelé já era ídolo e tricampeão mundial e vivendo o seu grande auge quando jogou em Campo Grande em setembro de 1973. O camisa 10 do Santos viu o seu time ser derrotado para o Comercial por 1 a 0 na partida válida pelo Campeonato Brasileiro, realizada no Estádio Morenão e que contou com a arbitragem de Arnaldo César Coelho, outra figura conhecida do mundo esportivo.

O fotógrafo Roberto Higa estava presente quando a badalada equipe do Santos desembarcou no Aeroporto de Campo Grande e registrou tudo através de suas lentes históricas (veja algumas fotos logo mais abaixo). O único gol daquele jogo foi feito de cabeça, após a cobrança de um escanteio, por Gil, aos 43 do primeiro tempo.

pele 2
Jornal Correio do Estado mostrou como foi a passagem de Pelé pela cidade (Foto: Reprodução)

O jornal Correio do Estado publicou uma matéria sobre o jogo no dia seguinte e retrata ainda que, antes, um sósia de Pelé chegou a entrar no campo provocando gritos das torcida. O sujeito, de nome não confirmado, era morador do bairro Coronel Antonino, em Campo Grande, e chegou a tirar fotos ao lado do astro.

Sobre o jogo, a reportagem conta que a marcação do Comercial impediu Pelé e seus companheiros de jogar, além disso, o goleiro Careca defendeu tudo o que vinha em sua direção. E por muito pouco o time da casa não aumentou o marcador, quando Gil desperdiçou um pênalti já aos 40 do segundo tempo.

O jogo, aliás, era visto como uma revanche para os comercialinos, porque em 1965 perderam por 4 a 1 a partida amistosa contra o próprio Santos no campo da hoje chamada Praça Poliesportiva Belmar Fidalgo, no centro da cidade. Pelé, na ocasião, fez três gols. Essas foram as duas únicas vezes que eterno Rei do Futebol passou por aqui como jogador.

A passagem de Pelé por Campo Grande não ficou apenas nos gramados. O jogador também recebeu o título de “Cidadão Campo-grandense“ do então presidente da Câmara Municipal, dr. Felix Balanluc, em 1973. O astro ainda fez a doação de uma camisa sua para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que foi o prêmio de uma rifa.

Veja a ficha técnica daquele jogo:

2/09/1973 – Comercial-MT 1 x 0 Santos
Gol: Gil aos 43min do primeiro tempo.
Local: Estádio Pedro Petrossian, em Campo Grande, Mato Grosso.
Público: 27.472 pagantes
Renda: Cr$ 292.042,00
Árbitro: Arnaldo César Coelho
Comercial: Careca; Bira, Morais, Álvaro e Henrique Pereira; Gonaçalves (Dias) e Ivo Sodré; Copeu, Adãozinho, Gil e Jurandir (Zé Coco). Técnico: Célio de Souza
Santos: Cejas; Hermes, Carlos Alberto, Vicente e Turcão; Clodoaldo, Léo Oliveira (Hélio Pires) e Brecha (Nenê); Mazinho, Pelé e Edu. Técnico: Pepe

Apesar do feito memorável, o representante de Mato Grosso (O Estado de MS surgiria somente em 77) não conseguiu ir muito longe na competição, encerrando na 26ª colocação de um total de 40 clubes. O Santos, por sua vez, ficou em sexto lugar na primeira fase.

O regulamento era bem diferente do atual modelo, na época, apenas os 20 melhores posicionados avançavam para a segunda fase do Brasileiro. O Palmeiras acabou sendo o grande campeão daquela edição.

Pelé segurou criança assim que desceu de avião. — Foto: Roberto Higa/Arquivo Pessoal
Pelé segurou criança assim que desceu de avião. — Foto: Roberto Higa/Arquivo Pessoal

Pelé foi recepcionado por jornalistas. — Foto: Roberto Higa/Arquivo Pessoal
Pelé foi recepcionado por jornalistas. — Foto: Roberto Higa/Arquivo Pessoal

Pelé esteve em Campo Grande em 1973. — Foto: Roberto Higa/Arquivo Pessoal
Pelé esteve em Campo Grande em 1973. — Foto: Roberto Higa/Arquivo Pessoal

Pelé foi recebido logo no aeroporto. — Foto: Roberto Higa/Arquivo Pessoal
Pelé foi recebido logo no aeroporto. — Foto: Roberto Higa/Arquivo Pessoal

Pelé morre aos 82 anos

Edson Arantes Nascimento, o Pelé, o maior jogador de futebol do mundo, morreu na quinta-feira (29) aos 82 anos, em São Paulo.

Ele estava internado desde o dia 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória.

Pelé foi diagnosticado com câncer em setembro de 2021. A morte aconteceu em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.

Deixe um comentário