Prefeitura inaugura unidade de saúde que irá beneficiar mais de 9 mil pessoas do Jardim Presidente e região
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), inaugurou nesta quarta-feira (20) mais uma unidade de saúde, a USF Dr. Nasri Siufi – Jardim Presidente. Aguardada por décadas pelos moradores da região, a unidade vai beneficiar mais de 9 mil pessoas com atendimento médico e multiprofissional.
“Hoje é um dia de muita alegria para nós e também para os moradores que irão ter acesso a uma saúde de melhor qualidade perto de casa e trabalhar na prevenção. A nossa gestão sempre será pautada por atender a nossa população e, para isso, seguimos trabalhando incansavelmente para que a gente consiga avançar ainda mais.”, disse a prefeita Adriane Lopes.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, a entrega da unidade representa um avanço, pois proporcionará o acesso a um serviço de saúde de qualidade a milhares de pessoas. Ele destacou ainda o compromisso de dar melhores condições estruturais para atendimento à população e de trabalho aos servidores, além da importância das parcerias e envolvimento da comunidade.
“Aqui os pacientes terão acesso a uma série de atendimentos, sendo esta unidade referência para a região. O nosso compromisso e fazer com que a nossa população consiga ser melhor atendida. E para isso vamos trabalhar de forma intensa”, destaca.
A unidade conta com três equipes de saúde da família, duas equipes de saúde bucal e terá residência em Saúde da Família e Comunidade com profissionais da medicina, enfermagem, farmácia, serviço social, psicologia, educação física, fisioterapia e odontologia.
Para a dona de casa Benedita dos Santos Adão, 59 anos, a inauguração da unidade representa uma conquista para os moradores da região. “Estamos muito felizes com a entrega desta unidade. Para nós é a realização de um sonho. Agora poderemos contar com um posto de saúde perto de casa e com atendimento de qualidade”, comemora.
Esta é a 11ª unidade da Atenção Primária a ser entregue nos últimos cinco anos e a 74ª existente no Município. A obra da unidade faz parte do programa do Requalifica UBS e foi iniciada em 2012, sendo paralisada em 2015. Em razão de entraves contratuais houve a necessidade da abertura de um novo processo licitatório, o que fez com que a execução pudesse ser retomada neste ano.
Nos últimos cinco anos, dez novas unidades de saúde, além de três clínicas da família, foram inauguradas em Campo Grande, ampliando assim o acesso e levando assistência de qualidade a mais de 150 mil pessoas das sete regiões urbanas da cidade. São obras esperadas há mais de 30 anos pela população.
A cobertura de estratégia de saúde foi ampliada de 35% para 75%, saindo da última para a quinta posição entre as capitais. Além da estruturação da rede, com a inauguração de novas unidades, a convocação de mais de 1,4 mil novos profissionais aprovados em concurso e o incremento das equipes e das residências multiprofissional e médica em saúde da família foram fundamentais para que fosse possível avançar.
A expectativa é de que nos próximos anos seja possível concluir a obra da última unidade de saúde que encontra-se parada, no Jardim Perdizes, e iniciar novos projetos, incluindo a construção de duas novas unidades, nos bairros Jockey Clube e Nova Esperança.
O planejamento da Sesau prevê ainda obras de reforma e ampliação em mais de 20 unidades, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Centro de Especialidades Médicas (CEM).
A solenidade de entrega contou com a presença dos familiares e amigos do Dr. Narsi Siufi, que dá o nome à unidade, por força de projeto de lei do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão. Cirurgião-dentista de formação, Dr. Narsi Siufi faleceu em 2009 e deixou um legado de dedicação e serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Construiu uma história de dedicação ao trabalho que desenvolvia com zelo e competência.
Além do exercício profissional, também foi um dos fundadores dos cursos de Farmácia e Odontologia da antiga Universidade Estadual de Mato Grosso, hoje Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Dedicou-se à docência nessa entidade ocupando vários cargos como chefe do serviço de Microbiologia e Imunologia, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC).