DestaquesPolicial

Forças policiais de MS já estão na prática das operações especiais de Natal e réveillon

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deu início ao reforço no seu efetivo para atender as ocorrências e garantir a segurança pública neste período de grandes festas (Natal e Ano Novo). Através dos seus Departamentos, as ações e operações serão intensificadas ao longo dos próximos dias com o objetivo de combater à criminalidade.

De acordo com a Polícia Civil, nesta fase em que antecede às festas de fim de ano ocorrem grande fluxo de pessoas no comércio, circulação de mercadorias e movimentações financeiras. Diante disso, visando dar tranquilidade à população, a PCMS segue com suas investigações e o combate ao tráfico com abordagens em locais previamente identificados, cumprindo mandados e demais ações que são de suas atribuições.

Além disso, segundo a assessoria de imprensa da PCMS, durante as festividades de final de ano haverá reforço dos plantões, ações preventivas de caráter educativo e de esclarecimento à população fornecendo orientações para evitar práticas delituosas de maior incidência e os cuidados a serem adotados paraa frustar ou diminuir a consumação desses delitos.

Ações da PM já produzem resultados

Ao exemplo disso, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) também já colocou em prática em todo o Estado a Operação Boas Festas, que visa garantir o reforço no patrulhamento das ruas e avenidas nesta época de Natal e Ano Novo e início de Janeiro.

No caso da Capital, apenas nos 10 primeiros dias da ação, o crime de furto apresentou redução de 26,25%, quando comparado com mesmo período de 2021 com base nos dados do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO). Entre os dias 3 a 13 de dezembro foram registrados 413 ocorrências contra 560 do ano anterior.

De acordo com comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Emerson de Almeida Vicente, toda a cidade, incluindo o Centro, onde tem a maior movimentação de pessoas, está com o reforço no patrulhamento. “Nós mapeamos Campo Grande com todas as demandas existentes, nos bairros e na área central. Em cima delas, criamos cartões de programa para aplicar o policiamento todos os sete dias da semana, seguindo o horário comercial e o especial de final de ano”, afirmou.

Não apenas na Capital, mas também todo o interior do Estado conta com a operação. Em Dourados, a Polícia Militar tem até mesmo um helicóptero disponível para a vigilância e apoio. “As famílias estão nas praças e nas ruas realizando compras e os criminosos aproveitam essas oportunidades para cometer crimes, com isso, se faz necessário intensificar o policiamento para que qualquer um que atente contra a tranquilidade social seja responsabilizado”, mencionou o Tenente-Coronel Rodrigo Alex Potrich, do Comando de Policiamento de Área 1 (CPA -1).

Diante de uma situação de perigo, a população pode acionar o canal 190 durante 24 horas por dia. “Nesta Central de Comando e Controle, os coordenadores com apoio de cadetes, que estão em estágio pelo Curso de Formação de Oficiais, podem visualizar a localização em tempo real das viaturas e gerenciar a sua empregabilidade do policiamento motorizado de acordo com a demanda no momento”, complementou o coronel Almeida, do CPM.

Deixe um comentário