Pantanal, na área da divisa entre MS e MT, está pegando fogo há 20 dias
O Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, que fica entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, está pegando fogo há pelo menos 20 dias, segundo apontou o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) nesta quinta-feira (15), através de um boletim em seu site oficial.
O fogo acontece em duas frentes, sendo que na primeira, no altura do Rio Alegre, na parte norte, as chamas estão confinadas por áreas queimas e barreiras naturais. A suspeita é que a origem tenha sido causas naturais, como a queda de um raio. Neste ponto, o incêndio florestal não está sendo combatido pelos brigadistas devido às dificuldades de acesso.
A outra frente acontece no Rio Caracarzinho/Belica, onde o fogo é combatido por 11 brigadistas do próprio Parque Nacional do Pantanal com ajuda de mais cinco bombeiros militares do estado do Mato Grosso. Neste trecho, eles abriram um linha de defesa para evitar que o fogo chegue à sede e locais onde estão inscrições rupestres.
Segundo as informações, o que está ocorrendo na área é o chamado ‘incêndio de turfa’, que é um fogo subterrâneo que cria camadas de matéria orgânica no solo resultando em uma grande massa de combustível inflamável sob a vegetação. O incêndio na superfície pode até parecer extinto, mas por baixo da terra tem se espalhado e avançado para uma área de difícil acesso.
A distância é de algo em torno de 20 km até chegar ao ponto onde o fogo de superfície aparece. Uma aeronave da equipe de combate ao incêndio está retornando a região de Boa Esperança. A preocupação é que o fogo de turfa consuma matéria orgânica, alastrando as chamas até a barra do São Lourenço. Até o momento nenhum animal foi encontrado morto.