DestaquesPolítica

Conheça os perfis e os currículos dos primeiros secretários anunciados pelo governador eleito Eduardo Riedel

A primeira parte dos secretários estaduais que irão atuar no próximo governo, liderado por Eduardo Riedel (PSDB), foi anunciada nesta terça-feira (13) em coletiva de imprensa. Na próxima semana, no dia 20, será apresentado restante da equipe que, conforme explicou o governador eleito, ainda está sendo finalizada internamente.

Para o vice-governador eleito, José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSDB, os secretários possuem um ‘plano de voo` a ser cumprido. “Todos terão um manual de orientação, que é o nosso programa de governo, que possuem detalhadamente todos os compromissos que assumimos com a população, portanto com muito planejamento, foco e determinação iremos cumprir ponto por ponto”.

Ao todo, a nova estrutura do Governo do Estado será composta por 11 secretários no seu primeiro escalão. Eduardo Riedel não adiantou nenhum nome para as pastas que não foram anunciadas hoje. “Existem secretários que não querem mais ficar, as pastas estão mudando e tem outros nomes que se encaixam. São muitas conversas, por isso não quero antecipar”, declarou.

Os nomes anunciados foram:

  • Ana Carolina Araujo Nardes, secretária de Administração;
  • Flávio Cezar, secretário de Fazenda;
  • procuradora Ana Carolina Ali Garcia, Procuradora-Geral do Estado (PGE);
  • Eduardo Rocha, secretário de Casa Civil;
  • Hélio Peluffo, secretário de Infraestrutura e Logística.

Conheça os perfis e currículos de cada um:

Flávio César: Com 54 anos, é filiado ao PSDB e está como secretário-adjunto da Segov (Secretaria de Estado de Governo) desde 2018. No currículo, consta que foi vereador de Campo Grande de 2009 a 2016.

“Juntos, nos dedicamos à coordenação das secretarias setoriais, missão principal da Segov. Nesses anos, portanto, ele acumulou uma visão muito detalhada sobre os grandes desafios de cada setor, atualizada agora pelo intenso trabalho na equipe de transição”, afirmou Eduardo Riedel ao comentar sobre a escolha dele para o cargo.

Ana Nardes: Advogada e pós-graduada em Direito Público e Controle Externo da Administração Pública. No currículo, consta que atuou em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado do Paraná, tendo coordenado por sete anos o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília. Em 2015, foi assessora jurídica da Secretaria de Estado de Governo (Segov). Em 2019, assumiu a área de compras do governo como Secretária Especial, responsável por todas as aquisições de materiais e contratações de serviços do Governo do Estado.

“Ela é uma profunda conhecedora dos grandes desafios na área administrativa, e será responsável por comandar um processo de efetiva modernização do estado neste campo”, ressaltou Eduardo Riedel sobre a opção dela para a função.

Hélio Peluffo: Tem 61 anos e é filiado ao PSDB. É o atual prefeito de Ponta Porã, além disso, também é engenheiro e arquiteto de formação e empresário. No currículo, foi secretário municipal de Planejamento e secretário de Infraestrutura e de Meio Ambiente, também foi vereador de Ponta Porã. Entre 2013 e 2016, liderou a secretaria de Obras de Maracaju.

“A vinda do Hélio reflete o nível de compromisso que assumi com cada um dos 79 municípios, parceiros entusiastas do nosso projeto. Ele trará para a nossa administração uma nova e preciosa visão de baixo para cima, da base para estado, aproximando o governo dos municípios em uma área crucial ao processo de desenvolvimento de dada um deles. Vamos ficar muito mais efetivos e realistas, no atendimento das diferentes demandas das cidades”, disse Riedel.

Eduardo Rocha: Tem 56 anos e é filiado ao MDB, é casado com a senadora e ex-presidenciável Simone Tebet (MDB), cotada para ser ministra no governo do presidente eleito Lula (PT). No currículo, consta três mandatos como deputado estadual, sendo que atualmente é titular da Segov (Secretaria de Estado de Governo).

“Ele irá levar sua capacidade de trabalho e longa experiência legislativa para a Secretaria da Casa Civil e tenho certeza de que realizaremos um excelente trabalho de articulação e construção”, ressaltou Riedel.

Ana Carolina Ali Garcia: Está desde 2005 na Procuradoria Geral do Estado (PGE), onde é Procuradora do Estado. No currículo, consta que de 2008 a 2014 esteve lotada no Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado como chefe da Procuradoria de Assessoria ao Gabinete (PGE/PAG). De 2015 a 2016, esteva na Chefia da Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Educação (PGE/CJUR-SED). Ainda em 2016, passou a chefiar a Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (PGE/CJUR-SEGOV) e, em 2018, assumiu a Consultoria Legislativa do Estado (Conleg).

Ela é graduada em Direito na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e cursou MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), ministrado, parcialmente, em Londres, Inglaterra. Em 2011 e 2018, foi condecorada com as Medalhas da Insígnia do Mérito e do Mérito pela Prestação de Relevantes Serviços à Polícia Militar. A gestora também compõe comissões relacionadas a diversos assuntos do Estado.

“A Ana vem realizando um excelente trabalho na PGE e nós continuaremos atuando em consonância com o ordenamento jurídico, orientando e fiscalizando o respeito à Constituição e às leis pelos órgãos públicos no exercício de suas atividades. A PGE atualmente, por sua excelência, se tornou uma das 13 Procuradorias do país que possuem um setor dedicado à inovação e/ou gestão estratégica”, comentou Eduardo Riedel.

Deixe um comentário