Fora da Copa do Mundo, Tite confirma que não é mais técnico da Seleção Brasileira
Eliminado da Copa do Mundo ainda nas quartas de final, a Seleção Brasileira retorna ao país sem o seu técnico. Isos porque Títe anunciou em entrevista coletiva logo após a derrota para a Croácia nesta sexta-feira (09) que não é mais o treinador da equipe a partir de agora, conforme já estava previsto até mesmo antes do início do mundial.
O retrospecto não é ruim, porém, faltou exatamente a conquista de uma Copa do Mundo. Na outra em que disputou, no ano de 2018 na Rússia, a seleção também caiu nas quartas de final, mas para a Bélgica. No comando do time desde 2016, Tite disputou 81 jogos e somou 60 vitórias, 15 empates e sofreu apenas seis derrotas. O aproveitamento foi de 80,2% e um único título faturado, o da Copa América de 2019.
“O tempo pode responder melhor. A dor, por mais humana, coerente, consciente que eu possa ter, a emoção está aflorada. Não tenho condição de avaliar todo o trabalho realizado. Com o passar do tempo vocês farão essa avaliação. Não tenho essa capacidade agora depois de uma eliminação”, disse Tite na coletiva quando questionado sobre qual era o legado deixado por ele nesta sua primeira passagem pela Seleção Brasileira.
O substituto deverá ser anunciado somente no próximo ano, ainda em janeiro na melhor das expectativas possíveis. Entre os cotados estão treinadores em alta no futebol brasileiro, como Mano Menezes, Dorival Júnior, Rogério Ceni e o português Abel Ferreira. Nas redes sociais, a preferência do torcedor é o popular Pep Guardiola. Jorge Jesus, que se consagrou com o Flamengo, é outro indicado pela torcida.
Tite ainda não sabe qual será o seu futuro a partir de agora. “Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe”, declarou sem dizer para onde vai ou se ao menos recebeu algum convite para ser técnico no próximo anos.