DestaquesEsportes

Copa do Mundo: Brasil perde para Camarões, mas avança em 1º; Suíça fica em 2º

O relógio já avançava a marca dos 45 minutos do segundo tempo quando a bola encontrou a cabeça de Aboubakar, livre na pista da pequena área. A branquela lhe deu um beijo, leve, rápido e depois correu para os fundos da rede onde descançou. Um gol que entra para o albúm de histórias da Copa do Mundo.

A Seleção Brasileira saiu derrotada de campo nesta sexta-feira (02) pela última rodada da fase de grupos do mundial. O placar de 1 a 0 para Camarões não faz juz ao que se viu durante os pouco mais de 90 minutos. O dominío absoluto dos brasileiros parou nos erros de finalização e também nas incríveis defesas do goleiro adversário.

Já classificado, o técnico Tite apostou nos jogadores reservas para o confronto. O volume foi bom, mas faltou o principal: o gol. E quando tudo se encaminhava para um chato empate sem gols, surge a cabeçada fatal de Aboubakar, aos 46 do segundo tempo. No instantes seguintes, a Seleção até chegou ao campo ofensivo, mas não concluiu com a perfeição esperada.

Essa foi a primeira vez que o Brasil perdeu para um time africano ao longo de todas as edições da Copa do Mundo. Aboubakar, herói do jogo, celebrou o gol com a torcida enfestejada pelo inacreditável. Tirou a camisa e acabou sendo expulso ao receber o segundo cartão amarelo da partida – um verdadeiro pecado para o futebol. Apesar disto, deixou o campo sorrindo, feliz, satisfeito.

A classificação

No outro jogo do grupo, a Suíça venceu a Sérvia por 3 a 2 em um duelo muito movimentado, com direito a briga entre os jogadores e expulsões. Os gols foram marcados por Shaqiri, Embolo e Freuler para o time suíço, enquanto que Mitrovic e Vlahovic fizeram para os sérvios.

A briga é resultado de disputas políticas entre os dois países e já tinha acontecido na edição passada da Copa, quando Shaqiri e Xhaka, da Suíça, comemoraram gols imitando a águia presente na bandeira da Albânia, em provocação à Sérvia. No jogo de hoje, o mesmo Shaqiri abriu o placar e, ao comemorar, pediu silêncio à torcida adversária.

Entretanto, a Sérvia empatou logo depois com Vlahovic, que repetiu o gesto de silêncio. No segundo tempo, Xhaka discutiu com jogadores que estavam no banco de reservas da Sérvia, que ameaçaram partir para cima do suíço e chegaram a invadir o campo depois de o rival fazer gesto obsceno na direção deles. No final, a Suíça venceu por 3 a 2 e se classificou.

Com os resultados dos dois últimos jogos, o Grupo G ficou com o Brasil em primeiro lugar, com seis pontos, o mesmo da Suíça, porém, a diferença foi tirada no saldo de gols, primeiro critério de desempate. Os brasileiros têm 2 gols de salto enquanto que os suíços têm apenas um. Camarões ficou em terceiro, com quatro pontos, seguida pela Sérvia, em último com um ponto, ambas eliminadas.

Nas oitavas de final, o Brasil vai enfrentar a Coreia do Sul, o jogo será na próxima segunda-feira (05), às 15 horas (MS). Já a Suíça pega Portugal no dia seguinte, às 15 horas (MS). Se avançar para as quartas de final, a seleção brasileira vai enfrentar aquele que vier do confronto entre Japão e Croácia.

A partir de agora, é mata-mata, ou seja, quem perder está fora e, em caso de empate no tempo regulamentar, a decisão será nas cobranças de pênalti.

Deixe um comentário