Tirinha de Chico Bento e Maurício de Sousa celebra o Dia do Pantanal
No sábado (12) é celebrado o Dia do Pantanal, um dos principais biomas brasileiros. Para comemorar a data, o escritor e cartunista Maurício de Sousa divulgou uma tirinha exclusiva onde um dos seus personagens mais famosos, o Chico Bento, aparece ao seu lado em um diálogo de muito carinho e que remete a dimansão da fauna local.
A história se passa em três quadrinhos, sendo que o próprio Maurício aparece desenhando alguns animais pantaneiros enquanto que Chico Bento cola cada espécie dentro de um coração que está pregado na parede. Na conversa entre os dois se destaca a importância e os animais típicos do bioma.
A tirinha foi lançada em um conjunto entre a WWF-Brasil, organização que age na proteção e defesa do meio ambiente em todo o mundo, e a empresa Mauricio de Sousa Produções. A peça ilustrativa vem como uma ação de educação ambiental e conscientização em defesa da natureza.
Nos quadrinhos, Chico Bento vive na zona rural da cidade e sempre demonstra a proximidade com o meio ambiente e incentiva, constantemente, cuidados de forma lúdica e didática com o ecossistema, sempre destacando a importância desse carinho com o planeta.
O Pantanal
Localizado no coração da América do Sul, o Pantanal desempenha um papel fundamental na conservação da biodiversidade. Esse imenso reservatório de água doce, maior área úmida continental do planeta, é importante para o suprimento hídrico, a estabilização do clima e a conservação do solo. Além disso, o Pantanal é fonte de vida para diversas espécies animais e vegetais, atuando como um gigantesco berçário para todas elas.
É a maior área úmida continental do planeta e berço de rica biodiversidade. Possui uma área de 624.320 km², aproximadamente 62% localizada no Brasil, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e estende-se pela Bolívia (20%), e Paraguai (18%). As cheias anuais atingem cerca de 80% do Pantanal e o ciclo das águas traz o equilíbrio ambiental, proporcionando a renovação da fauna e da flora. Pela importância ambiental, foi decretado Patrimônio Nacional pela Constituição de 1998, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000.
Para a conservação do bioma, é importante levar em conta a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai como um todo e a relação de interdependência da planície inundável com o planalto. Tudo está interligado. A água que nasce nas partes altas corre para baixo, para a planície inundável. É o ciclo das águas – que sobem no período das chuvas e baixam na estiagem – o responsável pela rica biodiversidade do Pantanal.
Dados apontam que Pantanal brasileiro gera cerca de US$ 112 bilhões por ano em serviços ambientais, mantendo-se conservado. O valor representa 5% do PIB nacional. Se convertido em áreas agropecuárias, estimam-se US$ 414 milhões anuais cujos benefícios serão mais individuais do que coletivos.
Já foram registradas no Pantanal pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados. Desse total, 3.500 são espécies de plantas (árvores, vegetações aquáticas e terrestres), 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos.