Capital

Cemitérios públicos de Campo Grande recebem cerca de 200 mil visitantes no Dia de Finados

Pelo menos 200 mil pessoas visitaram os três cemitérios públicos de Campo Grande nessa quarta-feira de Finados (2), para homenagear familiares e amigos. O levantamento da Guarda Civil Metropolitana aponta que entre os pontos com maior fluxo estava o Cemitério Santo Antônio, onde há mais de 93 mil pessoas sepultadas. O Santo Amaro tem cerca de 46 mil jazigos e o Cruzeiro, conhecido como São Sebastião, tem aproximadamente 32 mil túmulos.

Mesmo com a movimentação de pessoas, o dia de visitação transcorreu como esperado. Para facilitar a passagem de pedestres e veículos, a Agetran interditou o entorno dos cemitérios e à 7h as equipes já estavam nos locais onde permaneceram durante todo o dia.

Na entrada dos cemitérios, também para evitar aglomeração dos comerciantes, técnicos da Semadur atuaram com orientação aos vendedores de plantas, velas e adereços para decorar os túmulos. A equipe fez demarcações no chão dos locais permitidos, conforme explica o fiscal Inácio Martins Ribeiro. “A ação de hoje é para evitar que eles fiquem em locais que vão gerar aglomeração, principalmente na frente dos cemitérios. Com essa divisão, todos conseguem vender em um ambiente tranquilo e as pessoas podem entrar e sair dos locais com facilidade”.

A comerciante Lindinalva Costa Bezerra, 60 anos, vende flores em frente ao cemitério há 20 anos e mesmo sabendo das regras avalia a ação positivamente. “A fiscalização é ótima porque sempre tem alguém querendo vender fora da marcação”, conta ela que durante a semana também faz a limpeza de jazigos de mais de 50 pessoas.

Nos cemitérios Santo Amaro, Santo Antônio e Cruzeiro, equipes da Guarda Civil Metropolitana fizeram rondas especiais tanto na área interna quanto no entorno. Ao todo 12 viaturas, sendo seis de duas motos e seis carros foram utilizados nas rondas ostensivas e preventivas. “Neste dia a ação iniciou às 7h por ser uma data específica, mas as rondas acontecem diariamente com as equipes das regiões”, observa o GCM Santos Dias.

Movimento tranquilo

Com velas, flores e tesoura para cortar grama ao redor do túmulo da família, o advogado Alonso Pereira de Matos, 75 anos, disse que vem todos os anos no Dia de Finados ao cemitério. “Aqui estão meu irmão,  pai e mãe. Eu sempre venho, limpo e peço proteção a eles. Hoje achei bem calmo, acho que a maioria das pessoas se antecipou”, comenta.

Essa foi a mesma opinião do administrador do Cemitério Santo Amaro, Michael Wender. “Mesmo com grande fluxo de pessoas, este ano foi considerado mais calmo na comparação com os anteriores. Algumas pessoas anteciparam e muitas ainda virão até o fim da semana”.

No Santo Amaro, conhecido como cemitério dos famosos tem artistas como Glauce Rocha, além de personalidades políticas de Campo Grande.

Nos três cemitérios públicos a população contou com o serviço de consulta de jazigos, que facilita a busca dos túmulos. O serviço pode ser feito todos os dias pelo site da Prefeitura no link http://apl01.pmcg.ms.gov.br/scsweb/searchpref.jsp . Nos locais, Qr Codes foram o diferencial para ajudar a otimizar o serviço, além de um mapa para as pessoas se orientarem.

Após passarem por 2 cemitérios, as irmãs Anides Elias Barbosa e Ambrosia usaram o transporte coletivo para voltar para casa e elogiaram a iniciativa. “Antes de chegar ao Santo Amaro fomos ao Parque das Primaveras, e a redução do valor facilitou muito, principalmente porque nossos familiares estão em diversos locais. E hoje tudo ajudou, até o clima estava gostoso, mais fresquinho. Foi um dia tranquilo e de paz”, comenta Anides, que pegou o primeiro ônibus no Jardim Pioneira. Cerca de 34 mil pessoas utilizaram o transporte público nessa quarta-feira, segundo a Agetran.

Obras e reformas

O trabalho de preparação dos cemitérios foi intensificado há 3 semanas, segundo Moacir Rodrigues, chefe da Divisão de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep). As equipes fizeram capina, roça, poda de árvores, pintura de meio-fio, remoção de entulhos deixados por famílias que construíram capelas sobre os túmulos, eliminação de formigueiros e calçamento de algumas áreas de circulação dos visitantes.

Deixe um comentário