Eduardo Riedel é eleito o novo governador de Mato Grosso do Sul
Eduardo Riedel é o novo governador de Mato Grosso do Sul. Com mais de 93% das urnas já apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), o tucano está com 56,51% dos votos válidos contra 43,49% do seu adversário neste segundo turno, o deputado estadual Capitão Renan Contar (PRTB), somando pouco mais de 18 mil votos de diferença. Com a vitória, ele passa a ser o 11º governador da história de MS e terá um mandato de quatro anos pela frente.
Eduardo Riedel (PSDB) tem 53 anos e disputou pela primeira vez em sua vida uma eleição, sendo o candidato da federação PSDB/Cidadania dentro da coligação com os partidos Republicanos, PP, PSB, PL e PDT. O vice-governador eleito é o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP).
Ex-secretário do atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB), ele dará sequência ao trabalho que já vem sendo realizado ao longo dos últimos oito anos no Estado com foco no chamado municipalismo, ou seja, atendendo as reivindicações dos prefeitos e vereadores das 79 cidades em prol do desenvolvimento de MS.
Entre as principais propostas apresentadas por ele durante a campanha, destaque para a conclusão da regionalização da saúde pública, o que, conforme o mesmo disse, vai demandar algo entorno de 400 milhões de reais para investimento na infraestrutura e mais 200 milhões de reais em equipamentos.
O novo governador também se comprometeu em conceder a redução de impostos, como o ICMS para pequenos e micro empresários. Na geração de renda e profissionalização, vai trabalhar para qualificar mais pessoas. Eduardo Riedel também prometeu que vai equiparar o salário de professores convocados e concursados.
Você pode conferir o plano de governo apresentado por ele na íntegra clicando aqui.
Perfil
Eduardo Riedel nasceu no Rio de Janeiro e é formado em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia. Casou-se em 1994 com Mônica Morais e hoje possui dois filhos: Marcela e Rafael.
Foi presidente do Sindicato de Maracaju em 1999 e, posteriormente, foi vice-presidente na Federação da Agricultura e Pecuária de MS e, posteriormente, foi diretor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Em 2015, Riedel se afastou do cargo de diretor presidente da Famasul (2012-2014), ficando à frente da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, sob o governo de Reinaldo Azambuja, cargo em que permaneceu até 2021.
Durante a pandemia da Covid-19, em 2020, o Governo de Mato Grosso do Sul, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), criou o Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR), que tinha como objetivo informar dados e indicadores à sociedade, bem como desenvolver ações mais eficientes aos impactos da Covid-19 em nosso Estado.
Para coordenar e administrar esse projeto, o governador Reinaldo Azambuja nomeou, em julho de 2021, Eduardo Riedel como presidente do Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir). Após cerca de 7 anos de parceria, Azambuja passa o bastão para Riedel na corrida eleitoral deste ano para o cargo de governador.