COVID-19Destaques

Hospitais de MS recebem remessa de baricitinibe, medicamento usado no tratamento da Covid-19

Hospitais públicos de Mato Grosso do Sul passarão a contar, a partir de agora, com o medicamento em comprimido Baricitinibe para o tratamento de pacientes com Covid-19 que estão hospitalizados e necessitam do oxigênio por máscara ou cateter nasal ou ainda que demandam alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o medicamento é destinado apenas para pacientes adultos. Ao todo, cinco hospitais receberão os remédios, que foram doados pelo Ministério da Saúde. Uma Resolução sobre o uso dos comprimidos foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (27).

Foram entregues ao Estado 3.480 comprimidos e que permitirão a realização de 249 tratamentos até que as instituições hospitalares organizem seus processos aquisitivos e possam ofertar o medicamento na lógica usual da assistência hospitalar.

O Baricitinibe é mais uma opção para pacientes com Covid-19 que precisam ser internados. É a primeira medicação para Covid-19 disponibilizada pelo SUS especificamente para tratamento da vírus em pacientes adultos hospitalizados que ainda não estão na forma mais grave da doença e que podem se beneficiar do tratamento.

Os hospitais escolhidos para receber o medicamento foram: Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HU), ambos em Campo Grande; Hospital Regional Dr Jose de Simone Netto, de Ponta Porã; Hospital Universitário da Grande Dourados (EBSERH), em Dourados, e o Hospital Municipal de Naviraí.

Hospitais de MS recebem remessa de baricitinibe, medicamento usado no tratamento da Covid-19 
Veja como ficou a divisão dos remédios nos hospitais de MS

A resolução faz as seguintes recomendações aos hospitais: a solicitação dos hospitais que tem estoque estratégico não poderá ultrapassar o limite de estoque estratégico. A SES poderá selecionar outros hospitais para manter estoque estratégico do medicamento baricitinibe 4mg baseando-se na ordem decrescente de maior frequência de produção do procedimento de Tratamento de Infecção pelo Coronavírus, caso algum dos hospitais participantes não deseje receber o tratamento. E ressalta que a SES remanejará estoque entre hospitais caso seja necessário.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, na terça-feira (25), Mato Grosso do Sul tem atualmente apenas um paciente hospitalizado. Ele está em um leito clínico de um hospital público não divulgado. Além desse, são 1.026 pacientes em isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, em março de 2020, até o presente momento são 582.005 casos confirmados da doença em todo o Estado e 10.843 vítimas fatais.

Baricitinibe

O baricitinibe 4mg é o primeiro medicamento para o tratamento da Covid-19 incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – já tem registro no Brasil com indicação para artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. A liberação ocorreu pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

O medicamento é um inibidor seletivo e reversível das enzimas janus quinases (JAKs), em especial JAK 1 e 2, responsáveis pela comunicação das células envolvidas na hematopoese (processo de formação e desenvolvimento das células do sangue), na inflamação e na função imunológica (função de defesa do corpo).

Deixe um comentário