Capital

Temporal atinge Campo Grande após deixar rastro de destruição no interior de MS

O dia escureceu mais cedo em Campo Grande nesta quinta-feira (20). Conforme já previsto pela meteorologia, um temporal atingiu a cidade por volta das 17 horas, com nuvens carregadas, muitos raios e rajadas de ventos de até 83 km/h, segundo informou o meteorologista Natálio Abraão.

Há relatos de quedas de árvore, placas publicitárias e até falta de energia em diferentes pontos, como nos bairros Residencial Mário Covas, Coronel Antonino, Jardim Centro Oeste, Los Angeles e também em grande parte da região central, onde um transformador teria sido estourado pela tempestade.

Cidades do interior foram castigadas

As cidades de Jardim, Guia Lopes da Laguna e Laguna Carapã foram atingidas pelo temporal durante a tarde. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a força do vento e também uma significativa quantidade de granizo que caiu, encobrindo ruas e canteiros centrais de gelo.

A tempestade destelhou casas, derrubou árvores e deixou os moradores sem energia elétrica. Além disso, muitos pontos precisaram ser interditados e o trânsito segue bloqueado em alguns trechos. Em nota, a Prefeitura Municipal de Jardim adiantou que já estar tomando as medidas cabíveis para sanar e restabelecer a normalização das atividades nos pontos afetados.

A concessionária de energia elétrica também disse que está trabalhando nos reparos. “A Energisa informa que a distribuição de energia foi afetada durante o temporal acometido nesta cidade. Dos quatro alimentadores que atendem Jardim, três foram danificados, trazendo problemas de fornecimento de energia na área urbana e rural”, completou.

A Energisa reforça que o Plano de Contingência foi acionado. Os consumidores podem solicitar atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular.

VÍDEO: Neve em MS? Granizo deixa canteiro forrado de branco após tempestade
Canteiro forrado por granizo em Guia Lopes. (Foto: Jardim MS News)

MS em alerta máximo

A previsão de temporais foi renovado nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o aviso, todo o Estado está em alerta máximo que segue até às 10 horas de sexta-feira (21).

O alerta é da cor laranja, que representa Perigo, e prevê chuvas entre 30 a 60 mm/h ou de até de 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos  de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Conforme explica a meteorologia, a atmosfera continua muito instável sobre o centro-sul do Brasil e a configuração de ventos em todas as camadas da atmosfera vai favorecer a formação de novas áreas instabilidades e nuvens muito carregadas em Mato Grosso do Sul.

No decorrer desta quinta-feira (20) todo o MS volta a ficar em alerta de tempo severo. A situação mais grave está na região sul, na Grande Dourados, e na fronteira com o Paraguai, onde os temporais serão mais intensos e a chuva será muito volumosa.

Deixe um comentário