DestaquesEntretenimento

Morre o musicista Chico Lacerda, um dos fundadores do Grupo ACABA

A cultura sul-mato-grossense está de luto! Nesta terça-feira (18) morreu o musicista Chico Lacerda, de 76 anos, conhecido por ter fundado o Grupo ACABA, um dos grandes nomes da música regional.

A morte aconteceu no Hospital da Unimed de Campo Grande, segundo informações da família. Chico estava internado devido a demência vascular, e também sofria de Parkinson.

O sepultamento de Chico Lacerda será na quarta-feira (19) às 14h no Parque das Primaveras, em Campo Grande.

Trajetória

Grupo Acaba tocando em frente do rio Paraguai.  — Foto: Reprodução
Grupo Acaba tocando em frente do rio Paraguai. — Foto: Reprodução

Pantaneiro nato, nascido em Corumbá, Chico de Lacerda nasceu em 1946. Junto do irmão Moacir Lacerda, criaram a Associação dos Compositores Autônomos do Bairro Amambaí (ACABA) em 1969. A banda atua semiprofissionalmente desde a sua criação e é integrada por profissionais liberais e empresários. Foram nove músicos que passaram pelo grupo desde então.

O Grupo Acaba se auto define como os “protetores do Pantanal”, já que a banda leva em suas composições a fauna, flora, cultura indígena, o folclore pantaneiro e comportamentos típicos da região, sempre evocando a preservação ambiental e a inserção social de quem nela vive.

Ao longo da carreira, foram 10 discos gravados. O último trabalho foi lançado em 2001, intitutlado ‘Pantanal: Coração da América’. Além disso, são três livros biográficos e duas videografias.

“O Chico foi o responsável por inserir pela primeira vez o vocabulário pantaneiro na música popular brasileira. Quando ele faz em 1975 a letra de Ciranda Pantaneira, ele funda uma escola nova e que iria resultar na essência do trabalho do Grupo Acaba, os Cantadores do Pantanal”, comentou o irmão Moacir.

Em nota, o grupo acaba relembrou as múltiplas facetas do musicista. “Nota de falecimento. Chico Lacerda. Pantaneiro, Artista Plástico, Poeta, Publicitário, Fundador do Grupo ACABA, Compositor, Defensor da Natureza, Albuquercano, Cidadão Campo-grandense, Cidadão Aquidauanense, Cidadão do Mundo, Filho do Altíssimo”, finalizaram.

Deixe um comentário