Com título no vôlei masculino, Mato Grosso do Sul tem dia cheio de medalhas nos Jogos da Juventude
O domingo (11) foi “recheado” de medalhas para Mato Grosso do Sul nos Jogos da Juventude 2022, maior competição para atletas jovens do país, sediada neste ano em Aracaju (SE). Além do título no voleibol masculino, a seleção sul-mato-grossense garantiu mais cinco idas ao pódio no futsal, voleibol e no wrestling, que teve o primeiro dia de combates. A delegação estadual é coordenada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
Cinco jogos, cinco vitórias e apenas um set perdido. Assim foi a campanha do voleibol masculino na terceira divisão dos Jogos. Na final, triunfo sobre o Amazonas por 3 sets a zero (parciais de 25×23, 25×20 e 25×20). A trajetória até o ouro da equipe sul-mato-grossense contou com atuação inspirada do levantador Marco Antônio Echeverria, que hoje integra a seleção brasileira sub-19.
“É um sonho realizado ser campeão brasileiro pelo meu estado. Nosso time foi unido do começo ao fim, um ajudando o outro principalmente nos momentos difíceis, e esse foi o diferencial”, diz Marcola, como é conhecido. O ponta-poranense de 16 anos é um dos contemplados pelo Bolsa Atleta, programa estadual de incentivo gerido pela Fundesporte.
A equipe feminina de voleibol também comemorou. As meninas de Mato Grosso do Sul asseguraram a medalha de bronze na segunda divisão após vitória sobre o Maranhão, por 2 sets a zero (parciais de 25×22 e 25×13). Também pela segunda divisão, a seleção masculina de futsal chegou invicta à final, mas foi superada por Pernambuco na decisão, pelo placar de 3 a 1, e ficou com a prata. O futsal feminino terminou na quarta colocação da primeira divisão.
Neste domingo (11) tiveram início as disputas do wrestling, modalidade também conhecida como luta olímpica. E Mato Grosso do Sul estreou com tudo, com três idas ao pódio no estilo livre masculino. Marciel Martinez Gonçalves dominou por completo todos os adversários no tapete e foi campeão na categoria até 110 kg. Na até 55 kg, Luan Alves Cabral foi finalista e acabou saindo com a prata. A outra medalha foi faturada por José Luiz Prado, na categoria até 65 kg.
O técnico Agnaldo Pereira dos Santos comemora a primeira medalha dourada alcançada pelo estado no wrestling nos Jogos da Juventude. “É o nosso primeiro ouro, desde a primeira participação, 2011. E eu estou muito contente com os resultados desse primeiro dia, um saldo muito positivo. Os garotos lutaram duro e deram tudo de si”, conta o treinador. A equipe sul-mato-grossense na modalidade é composta por quatro atletas e volta à ativa nesta segunda-feira (12), com disputas no estilo greco-romano.
Os Jogos da Juventude 2022 são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e reúnem mais de quatro mil atletas, na faixa etária de 15 a 17 anos, de 1.856 escolas, que representam todos os estados do país e o Distrito Federal em 16 modalidades. A delegação sul-mato-grossense, no total, tem 134 participantes, somando-se todas as etapas. O evento multiesportivo termina no dia 17.
Confira o boletim completo com todos os detalhes e resultados: Boletim – Jogos da Juventude
Veja todas as 10 medalhas conquistadas por Mato Grosso do Sul até agora nos Jogos das Juventude 2022:
10 medalhas: 3 ouros, 4 pratas e 3 bronzes
Ouro – Isabela Rosa Dantas, no lançamento do dardo (atletismo)
Ouro – voleibol masculino – terceira divisão
Ouro – Marciel Martinez Gonçalves – até 110 kg (wrestling)
Prata – Amanda Campos Abdallah, nos 200 metros borboleta (natação)
Prata – Bruna Ramos Scaff, nos 200 metros borboleta (natação)
Prata – futsal masculino – segunda divisão
Prata – Luan Alves Cabral – até 55 kg (wrestling)
Bronze – Ana Laura Pereira Cordeiro, nos 800 metros (atletismo)
Bronze – voleibol feminino – segunda divisão
Bronze – José Luiz Prado – até 65 kg (wrestling)