Campo Grande passa dos 21 casos confirmados de Varíola dos Macacos
Mato Grosso do Sul confirmou mais sete casos de Varíola dos Macacos (monkeypox), passando agora para 33 casos positivos da doença desde o mês de maio, quando o primeiro paciente testou positivo em Campo Grande. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (1º).
Dos 33 casos, 19 pessoas ainda estão com o vírus ativo e 18 já se curaram. Dos novos casos confirmados, a maioria são de pacientes que residem em Campo Grande, sendo cinco homens com idades entre 19 e 60 anos. Além desses, também há um jovem de 19 anos de Aquidauana, e um homem de 32 anos de Três Lagoas.
Além dos 33 casos já confirmados, MS também registra outros 68 casos que estão em análise, a maioria deles na Capital, com 50 pacientes. Há casos prováveis em Aquidauana, incluindo um bebê de um ano. No boletim de onteem, a SES apontou que um bebê de 2 anos testou positivo para a doença na Capital.
Entre os sintomas, 94,7% dos pacientes tiveram feridas na pele, 73,7% alucinações, 68,4% febre súbita e 52,6% dor de cabeça. Dos infectados, 40% têm entre 20 e 29 anos e 91,9% são homens. O boletim da SES também detalha que na maioria dos casos a infecção ocorreu por meio de contato sexual.
Em todo o país, apenas um pessoa faleceu por complicações da doença até agora.