Capital

Ferramenta digital vai desburocratizar análises de projetos cartográficos em Campo Grande

Para avançar na desburocratização e celeridade dos procedimentos cartográficos, a Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), lançou na tarde desta quarta-feira (31) uma ferramenta que permitirá a análise digital de projetos voltados ao Remembramento, Desdobro, Desmembramento e Retificação de Registro Imobiliário.

Na Semadur dão entrada anualmente mais de 900 processos voltados aos projetos citamos acima, nos quais são utilizados aproximadamente 700 kg de papel somente na gerência de Cartografia. Desta forma, ao iniciar uma nova etapa na digitalização de documentos é notável a redução dos custos tanto para os contribuintes como para o município, além contribuir diretamente com a preservação do meio ambiente, através de uma gestão sustentável.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destacou mais essa conquista da atual gestão como “Um passo de décadas. Estamos estruturando, aperfeiçoando, melhorando as ferramentas com muita responsabilidade técnica. Um sistema planejado e desenvolvido pelo nosso corpo técnico que estuda sempre as melhores formas de atender o cidadão. Por isso somos reconhecidos nacionalmente como modelo de gestão. E seguimos buscando desburocratizar e dar celeridade aos demais serviços tanto no urbanismo como na área ambiental”.

O secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio Cézar Lacerda, representando a prefeita Adriane Lopes, pontuou como o trabalho realizado em conjunto pelos órgãos municipais busca atender os anseios da população “Estamos preparando a nossa cidade para aqueles que querem investir. Sabemos que temos estrutura para avançarmos ainda mais, somos uma cidade inteligente, que atua na geração de emprego e renda. Por isso é importante apoiar e incentivar o desenvolvimento de ações que resultam num atendimento de qualidade ao cidadão”.

Para o presidente da Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Acomasul), Diego Canzi, a ferramenta traz praticidade e agilidade nos procedimentos dos processos “Esta é mais uma inovação que a Prefeitura oferece aos profissionais que traz a digitalização de um novo procedimento, agora da parte cartográfica. Assim, como o Alvará Imediato trouxe uma série de benefícios ao contribuinte e ao poder público, essa é mais uma inovação que vai trazer agilidade e praticidade para o contribuinte”.

Já o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, Paulo Fernando Cardoso, ressaltou os investimentos realizados em tecnologia que propiciam às secretarias o atendimento ao cidadão com qualidade e eficiência “Hoje conseguimos implantar novas ferramentas, novas plataformas. Essa gestão investe e confia em tecnologia, proporcionando que tanto secretarias como Semadur, Sesau e outras ofereçam à população novas plataformas. E quanto mais se possibilita ao cidadão ser atendido, muitas vezes através de um aplicativo ou se um site, você não afasta as pessoas, você se aproxima”.

Análise Digital

A implantação da análise digital de projetos cartográficos irá oportunizar vantagens como o acesso facilitado e rápido a qualquer momento do processo, de qualquer local onde tenha conexão com a internet e em qualquer navegador de computador, tablet ou celular. Permitindo que os profissionais efetuem o protocolo de abertura de processos ou correções dos materiais técnicos de maneira remota, sem a necessidade de deslocamento até a Semadur, desburocratizando os procedimentos, oferecendo agilidade, conforto e praticidade.

Sendo esta uma ação que agrega as metas do Plano aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tornando Campo Grande mais Desenvolvida e Sustentável, a capital das oportunidades.

Deixe um comentário