Sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas fazem custo da produção da soja aumentar 26,6% em MS
Os custos estimados para implantação da soja na safrra 2022/2023 serão de R$ 6.860,08 por hectare, de acordo com a análise realizada pelo setor econômico da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). O estudo apontou que houve aumento de 26,6% em relação à safra anterior.
A apuração foi divulgada na quinta-feira (18) e considera fatores como despesas diretas e indiretas, custos fixos e variáveis. Entre eles, o custo variável que engloba insumos como sementes, fertilizantes, fungicidas, herbicidas e inseticidas é o maior responsável pelo aumento, com participação de 91,17% no custo total, o equivalente a cerca de 43 sacas por hectare ao preço de R$ 160,00.
Para o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, com as variáveis descritas pela apuração é possível calcular o custo de produção para qualquer propriedade rural, considerando suas peculiaridades. “Isso auxilia o produtor na identificação dos gargalos e na tomada de decisão”, explicou.
A cultiva considerada no estudo foi a IPRO, tecnologia Bt + Roundup Ready, com estimativa de 56 sacas por hectare, de acordo com a média do Projeto SIGA-MS e os custos foram verificados junto a consultorias, cooperativas e produtores. A tabela de custos completa e mais detalhes do levantamento podem ser obtidos no site https://aprosojams.org.br/boletim-economico-aprosoja/36.