Prefeita garante que irá empossar todos os 273 guardas aprovados em concurso no próximo ano
A prefeita Adriane Lopes acompanhou hoje (17) uma das aulas do curso de formação da Guarda Civil Metropolitana, e confirmou que após a conclusão dará posse aos 273 candidatos. A fala aconteceu na Faculdade Uniderp Ceará onde os alunos passam pela 6ª e última etapa do concurso.
Em sua conversa com os participantes, a chefe do Executivo Adriane Lopes lembrou os investimentos de Campo Grande para a segurança pública da capital. “Enquanto estivermos na prefeitura daremos condições para que a Guarda continue sendo referência nacional e aqui incluímos os investimentos em fardas, infraestrutura, renovação de 100% da frota e estamos trabalhando para que o curso termine até dezembro para que possamos entrar 2023 com o reforço da nossa equipe para servir cada vez mais e melhor a população”.
A Sesdes tem hoje 77 câmaras de monitoramento e a Prefeitura tem previsão de adquirir mais 100 unidades que além de cobrir a área central tem como objetivo monitorar todas as escolas municipais e as saídas da cidade. Além dos investimentos, a prefeita já inaugurou mais 3 núcleos operacionais da guarda e a nova base operacional do Bandeira.
Atento aos conhecimentos em legislação específico da Guarda, Bruno Damaceno Fernandes, 27 anos, formado em engenharia civil está confiante na nova profissão. “Estou dedicado aos ensinamentos principalmente os de atribuições da Guarda e das funções direcionadas a comunidade. Quero estar entre os primeiros na turma, e ser destaque na atuação da Guarda”.
Concurso
O curso de formação técnico-profissional do Concurso Público do Quadro Permanente da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande/MS – Guarda/2020 se iniciou no dia 1º de agosto de 2022. Ao todo, 388 candidatos foram classificados para esta etapa que é eliminatória. Foram mais de 18 mil inscritos.
Ao todo serão 760 horas-aula que serão dadas em 4 meses de intensa programação técnica-profissional para disponibilizar capacitação adequada e que atenda a todos os requisitos legais e administrativos para o ingresso na carreira da Guarda Civil Metropolitana.
Esta fase do concurso tem a coordenação conjunta da Secretaria de Gestão (Seges) e da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes).