Propaganda eleitoral no rádio e TV começa dia 26 com a Federação PSOL-REDE
Tem início no próximo dia 26 o tradicional horário eleitoral gratuito na televião e rádio de todo o País. Até o dia 30 de setembro, todos os candidatos a todos os cargos em jogo nas eleições deste ano farão uso do espaço para apresentarem suas propostas e pedir o voto ao eleitor. Nessa quarta-feira (17), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) realizou o sorteio da ordem e a distribuição dos horários para cada coligação/partido.
De acordo com o órgão eleitoral, a distribuição do tempo obedece a dois critérios: de todo o tempo de propaganda, 10% deve ser dividido igualmente entre todos os partidos, independentemente de terem representação ou não no Congresso. Os outros 90% são distribuídos conforme o tamanho das bancadas eleitas para a Câmara dos Deputados. Os arquivos do sorteio do horário eleitoral estão disponíveis aqui.
A audiência pública foi conduzida pelo Juiz Membro do TRE-MS, Dr. Wagner Mansur Saad, e contou também com a presença do Procurador de Justiça, Antonio Siufi Neto, representando o Ministério Público Eleitoral, do Diretor-Geral do TRE-MS, Hardy Waldschmidt, e da Secretária Judiciária do TRE-MS, Tatiana Quevedo de Souza. A reunião contou com cerca de 90 participantes, entre representantes dos partidos políticos, das coligações, federações e das emissoras de rádio e televisão de Mato Grosso do Sul.
Conforme o cronograma, a propaganda eleitoral será exibida sempre de segunda a sábado, no período da manhã/tarde e noturno, tendo no máximo 12 minutos e 30 segundos para candidatos a deputado federal; 10 minutos para deputados estaduais; cinco minutos para senadores e 10 minutos para os candidatos ao governo. Além disso, serão 70 minutos diários em inserções, inclusive aos domingos. Nas segundas, quartas e sextas serão exibidas as propagandas dos candidatos ao Senado Federal e Governo do Estado, o mesmo vale para as inserções ao longo desses dias. Nas terças, quintas e sábados é a vez dos candidatos a deputados federal e estadual.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) explica que, após o primeiro dia, se faz um rodízio no qual o último partido veiculado no dia anterior passa a ser o primeiro do dia seguinte. Por conta disso, foi apenas sorteada a ordem da exibição do dia 26 de agosto.
Veja quanto tempo terá cada candidato ao Governo do Estado na propaganda eleitoral do rádio e TV. A lista segue a ordem de exibição, conforme sorteado pela Justiça Eleitoral:
- Federação PSOL REDE (PSOL-50 / REDE-18) de Adonis Marcos – 19 segundos + 31 inserções
- Tocando Em Frente Para Cuidar Da Nossa Gente (18-PODE/90-PROS/44-UNIÃO) de Rose Modesto – 2 minutos e 2 segundos + 199 inserções
- Coligação Trabalhando Por Um Novo Futuro (12-PDT/22-PL/11-PP/40-PSB/45 PSDB/23-CIDADANIA/1O-REPUBLICANOS) de Eduardo Riedel – 3 minutos e 40 segundos + 360 inserções
- Ao Trabalho De Novo, Com A Força Do Povo (27-DC/15-MDB/77-SOLIDARIEDADE) de André Puccinelli – 58 segundos + 95 inserções
- Coligação Muda MS (51-PATRIOTA/20-PSC/55-PSD/14 PTB) de Marquinhos Trad – 1 minuto e 13 segundos + 120 inserções
- Federação Brasil de Esperança Fé Brasil (13-PT/65-PC do BP/43-PV) de Giselle Marques -1 minuto e 23 segundos + 135 inserções
- Partido da Causa Operaria (29-PCO) de Magno Souza- 7 segundos + 12 inserções
- Mudança De Verdade (70-AVANTE/28-PRTB) de Capitão Contar – 15 segundo e 24 inserções