Inmet amplia risco de temporais em MS para até a manhã de quinta-feira
Mato Grosso do Sul continua em alerta para a ocorrência de tempestade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos avisos, que juntos valem até ás 10 horas de quinta-feira (18), com a expectativa de vhuva de 30 a 60 mm/h, ou de 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h), queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
De acordo com a meteorologia, àreas de instabilidade estão se formando com frequência entre o Brasil e o Paraguai. A intensificação da circulação de ventos e o avanço de uma grande e forte frente fria, muda o tempo no decorrer dos próximos dias. A combinação dessas instabilidades, e a passagem da frente fria aumenta o risco de temporais, chuva forte e ventania em todo o Mato Grosso do Sul.
O regresso da chuva na cidade começou por volta das 15 horas de ontem (16), após um longo período de estiagem e baixa umidade relativa do ar. A mudança no tempo também proporcionou rajadas de ventos de até 85,9 km/h, formando uma nuvem de poeira que encobriu toda a Capital, deixando estragos por onde passou. Conforme o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão Filho, ao longo de sete horas foram 51,8 mm de chuva, com 2.100 quedas de raios.
O primeiro alerta do Inmet é válido das 14 às 23 horas de hoje para a faixa que compreende do sul de MS, na Grande Dourados, até a fronteira com o Paraguai, e se extendendo até Rio Brilhamte e Maracaju. Já o segundo aviso começa às 21 horas dessa quarta e segue até 10 horas de quinta (18), em toda faixa sul, oeste, central e parte do leste, além do grande Pantanal.
Onde de frio
O Inmet também divulgou um terceiro alerta, dessa vez para a chegada de uma intensa onda de frio que irá derrubar os termômetros em grande parte de Mato Grosso do Sul. O aviso começa às 06 horas de quinta e segue até às 23 horas de sexta-feira (19) afetando toda a faxia do sul, na Grande Dourados, e parte do oeste, na fronteira com o Paraguai. De acordo com o comunicado, a temperatura deverá estar até 5º abaixo do normal.
As temperaturas começam diminuir na quinta e a semana, que começou com temperaturas bem altas, vai terminar fria em várias regiões. Na quinta, a temperatura até chega a 28 °C na capital Campo Grande, mas vai caindo à noite. Na sexta-feira, 19 de agosto, os termômetros não passam dos 24 °C na Capital. No sábado, a mínima será de 7°C.
Em Dourados e região, deve gear na madrugada de sexta, quando a mínima prevista é de 4°C, no dia seguinte o frio segue com 5°C, subindo para 11°C no domingo. Na cidade de Ponta Porã e toda a faixa de fronteira com o Paraguai também há risco para geada no mesmo dia, sendo que previsão é de temperatura mínima de 3°C e 4°C.