Aquidauana completa 130 anos se destacando como destino turístico essencial de MS
Uma das cidades mais movimentadas de Mato Grosso do Sul, Aquidauana completou nesta segunda-feira (15) 130 anos de emancipação. Oriunda de um povoado surgido ainda no tempo do Brasil imperial, a região foi crescendo envolta de incontáveis belezas naturais e vendo o seu desenvolvimento se misturar com a preservação histórica. Hoje, é conhecida como o Portal do Pantanal e recebe turistas de todos os cantos do globo que chegam atrás de aventuras radicais e atividades de lazer.
Foi a necessidade de povoar as regiões próximas das fronteiras com os demais países da América do Sul que fez surgir a comunidade do Rio Estreito (ou Aquidauana na lingua indígena Guaicuru). Os responsáveis pelo projeto foram o Major Theodoro Rondon, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Corrêa, João de Almeida Castro e Manoel Antonio de Barros, que viram no local uma oportunidade de terra boa para ser trabalhada.
Não diferente de outras cidades do País, aqui também existia uma tribo indígena, o que não impediu o surgimento das primeiras vilas de casas. Atualmente, os indígenas que habitam o município são da etnia Terena, que formam uma população de mais de 9 mil indígenas, distribuídos em 09 aldeias.
Para enriquecer mais a vila veio outro movimento importante: a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB). Aquidauana ganhou uma estação própria em 1912, ligando toda a região do Pantanal até a capital de São Paulo. Logo, a vila se tornou um grande e importante núcleo urbano, tendo como atividades econômicas a pecuária e a agricultura.
Nos tempos de glória, Aquidauana chegou a ser considerada a cidade mais desenvolvida do sul do Mato Grosso. Resultado de todo esse processo, a cidade cresceu, mas ficou marcada pelo seu passado rico. Além das belas paisagens do Pantanal, também são destaques para o turístas as ruínas do extinto povoado de Santiago de Xerez, a Serra de Maracaju e as magníficas cavernas catalogadas com inscrições rupestres da época dos caçadores-coletores que habitaram a região há milhares de anos.
Hoje, a cidade está em destaque nacional por ser o palco da novela das oito da TV Globo, ‘Pantanal’, que se passa na Fazenda Rio Negro, do ator e cantor Almir Sater, que também está no elenco da trama. Com uma rica variedade de fauna e também na gastronômia, o município é um destino essencial dentro de um dos estados mais bonitos do Brasil.