Boletim aponta que mais de 41% do milho já foi colhido pelos produtores de MS
A colheita de milho em Mato Grosso do Sul já atingiu a marca de 41,3% da área total, o que representa mais de 822 mil hectares. A informação foi divulgada nesta terça-feira (09) pelo Boletim Casa Rural – Agricultura, da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e do Sistema Famasul.
De acordo com os dados, na última semana a operação avançou 15,1 pontos percentuais (p.p.) e está 21,16 p.p. acima que o mesmo período do ano anterior. A região norte apresenta colheita mais adiantada, com média de 91,2%, a região central está com 34,5% e a região sul com 33,9%.
No boletim, a equipe técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA-MS) afirmou que as lavouras variam do estádio fenológico R4, quando o grão apresenta consistência pastosa e alta umidade; e R6, quando a planta atinge a maturidade fisiológica e umidade em torno de 15%, ideal para colheita.
Além disso, a presença de insetos, plantas e ervas daninhas e as doenças estão dentro do nível de controle, sendo que 80,8% das lavouras estão em boas condições, 12,8% em estado regular e apenas 6,4% apresentam condições ruins.
A Aprosoja-MS reforçou ainda que a estimativa inicial de 1,992 milhão de hectares de área plantada, com 78,13 sacas/hectare de produtividade e 9,34 milhões de toneladas de produção, se mantém.