Festival de Inverno de Bonito terá shows de Daniel, Gaby Amarantos, Vanessa da Mata e Ira!
Foi lançado oficialmente nesta quarta-feir (27) a programação do Festival de Inverno de Bonito (FIB), um dos mais tradicionais e mais importantes eventos culturais de Mato Grosso do Sul. A solenidade foi realizada no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande. Entre as principais atrações artísitas estão o cantores Daniel, Gaby Amarantos e Vanessa da Mata e a banda de rock Ira!. Todos os shows têm a entrada gratuita.
Em sua 21ª edição, o FIB terá 122 atrações culturais entre os dias 25 a 28 de agosto em Bonito. O governador Reinaldo Azambuja, que eteve presente no evento de lançamento, disse que as apresentações foram escolhidas em conjunto com moradores da cidade, durante audiência pública realizada pela Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic).
“Vai ter uma diversidade de atrações, tenda dos saberes indígenas, artesanato, dança, teatro, música e muito mais. Vai reunir toda uma região. Foi feito por audiência pública e teve a participação da população local e dos operadores da cultura. É muito bom poder retomar o festival depois de dois anos de uma pausa forçada por causa da pandemia de covid-19. Não tenho dúvidas que entre os dias 25 e 28 de agosto teremos momentos emocionantes de grande projeção cultural em Bonito”, destacou aos jornalistas.
As atrações já confirmadas são oriundas de 12 estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul. A organização espera ter um aumento do fluxo de turistas em Bonito durante o FIB de até 20%. O prefeito Josmail Rodrigues, que também discurssou no evento, comentou que a cidade já está preparada para receber todo o público. Só de leitos de hotéis e pousadas são mais de 6,5 mil vagas disponíveis.
“Estamos todos muito ansiosos pela realização do evento. Foram 2 anos sem programação e isso impactou bastante nosso turismo, economia. O Festival movimenta todos os setores e já estávamos com lotação nos hotéis. São 6,5 mil leitos, além das mais de 450 casas de aluguel, e praticamente não há mais vagas. Os atrativos também estão movimentados e as expectativas são as melhores possíveis”, destacou Josmail Rodrigues.
Ao todo, estão sendo aplicados na realização do Festival de Inverno cerca de R$ 11 milhões. Além dos shows e peças culturais, o festival também oferece conteúdo educativo voltado para temas como o turismo ecológico e empreendedorismo, por meio de palestras e oficinas. Gastronomia, cidadania e economia criativa também são assuntos frequentes do evento, por meio dos pavilhões com estandes de comercialização de artesanato e literatura.
Confira a programação
No centro do evento, o Palco das Águas irá receber os shows do cantor sertanejo Daniel, da musa paraense Gaby Amarantos, de Vanessa da Mata e banda de rock Ira. Todas as apresentações nacionais serão abertas por artistas sul-mato-grossenses, entre eles os músicos de Bonito, que vão protagonizar o espetáculo “Canta Bonito”.
Mato Grosso do Sul também será representado por Júlio Ruschel, a slammer Alê Coelho e Bro MCs, de Dourados, o primeiro grupo de rap indígena do Brasil.
Os shows nacionais não ficam apenas no palco principal. No Centro de Múltiplo Uso os espetáculos ficam por conta do trio instrumental Macaco Bong, da cantora e compositora trans Majur e do rapper e poeta Rincon Sapiência, também conhecido como Manicongo.
A famosa Praça da Liberdade, bem no centro de Bonito, vai abrigar o Palco das Artes Cênicas Serão dez apresentações ao todo, entre elas a do Grupo Maria Cotia, com a versão teatral para “O Auto da Compadecida”, clássico de Ariano Suassuna; e do grupo Casa de Zoé, com o espetáculo “Sinapse Darwin”, em que o espectador é conduzido por uma viagem circense alegórica pela memória e história do evolucionista britânico Charles Darwin.
Ainda se apresentam Cia. ETC, Balangandança Cia., Cia. Miragem e o convidado argentino Sebastian Godoy, além de mais quatro grupos de MS.
Na Praça da Liberdade o público também vai encontrar 12 espaços com espaço para muita cultura. A Tenda Espaço Criativo vai contar com a exposição de itens da gastronomia, feira de artes visuais, exposição de moda e produtos literários. Também será montada a Tenda do Artesanato, com exposição de trabalhos de artesãos do Ceará e de Mato Grosso do Sul e um espaço exclusivo para os artistas de Bonito.
O centro de Bonito vai abrigar também a Galeria das Artes, que traz uma exposição de obras selecionadas pelo Museu Arte Contemporânea e a Tenda dos Saberes Indígenas, tradicionalmente um dos locais mais visitados do festival. Nesse ano o público também vai conhecer a Tenda da Cidadania, que terá informações sobre projetos do governo ligados a cultura-cidadã desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura.
Além de música e teatro, a literatura vai ganhar espaço nos quatro dias de festa com a presença de escritores contadores de histórias. Um debate sobre a história, a memória e a oralidade na literatura escrita pelos povos indígenas também deve atrair a atenção dos amantes da cultura.
O Centro de Múltiplo Uso também será palco para vários artistas ligados a cultura de rua. Para falar dessa arte, os artistas visuais Pedro Vasciaveo, Thais Maia, Pedro Morato e Kuêio, vão fazer um enorme muro no centro de Bonito como tela. Cada um com um espaço de 10×3 metros para criar.
A comunidade LGBTQIA+ será representada pelo Coletivo Bixa Pare, com o “Sarau Bixaria Literária” na Praça da Liberdade.
O tradicional Balneário Municipal, localizado a seis quilômetros do centro de Bonito e a Câmara Municipal também serão preparados para receber moradores e turistas. Música local, filmes e palestras sobre artesanato, se unem a lista de atividades nos quatro dias de festival.
Oficinas
Uma cozinha show será montada na Praça da Liberdade para oferecer oficinas de gastronomia, uma forma de incentivar a “manutenção do patrimônio imaterial do Estado”. Os chefs Edu Rajala, Sylvio Trujillo, Patrícia Ayres Marques, Leonardo Zonitta, Letícia Krause e Paulo Machado ensinarão receitas com puro sabor sul-mato-grossense.
O festival também vai atrair olhares para a moda. Estilistas sul-mato-grossenses vão transformar a praça em passarela para suas coleções. Também haverá uma Rodada de Negócios, que vai reunir oito lojistas do varejo da moda nacional com produtores de moda autoral de Mato Grosso do Sul. Depois do desfiles, o público vai poder adquiridas as peças diretamente com os criadores das coleções.
Variedade de oficinas serão oferecidas durante os quatro dias do festival. Serão 18 oficinas que terão como foco diversos assuntos, de dança a criação de bijuterias. Arte, educação e até yoga serão completados e disseminados por profissionais de referência de Estado e de fora dele.
Até o Distrito de Águas do Miranda, que fica a 70 quilômetros de Bonito, também receberá programação. Oficinas de arte e educação ambiental serão oferecidas na região. Além disso, os amantes de pets também terão espaço e vão poder participar da “cãominhada”: com direito a desfile pet fantasia e a presença do veterinário Leo Duarte e a sua famosa Pet Vitória.
Fórum de Gestores
Enquanto o Festival de Inverno volta a reunir o público, a administração realiza na cidade o II Fórum de Gestores e Dirigentes Públicos Municipais de Cultura de Mato Grosso do Sul. Nos dias 26 e 27 de agosto nove palestrantes vão falar sobre cultura e como desenvolvê-la.