Protetora contra o sarampo, caxumba e rubéola, vacina Tríplice Viral tem baixa procura em MS
Dados da Secretaria do Estado de Saúde (SES) apontam que em Mato Grosso do Sul 89.788 crianças foram vacinadas contra o sarampo desde o dia 1º de janeiro deste ano. Esse númro corresponde a apenas 46,42% da cobertura vacinal esperada, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% das crianças de cada estado do País.
Ainda segundo o balanço do SES, são 263.428 crianças na faixa-etária dos seis meses a menores de cinco anos (exatos quatro anos, 11 meses e 29 dias) aptas a receberem a chamada vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.
Apenas em Campo Grande, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 16 mil de um total de 57 mil já foram vacinadas, o que significa apenas 20% da meta esperada para esse ano.
O Ministério da Saúde explica que o imunizante é aplicado em duas doses ao longo do desenvolvimento da criança, sendo a primeira com um ano de idade e a segunda (reforço) ao completar 15 meses de vida.
A procura também está baixa em todo o Brasil. Na última atualização do Minstério da Saúde, no início deste mês, 47,08% das crianças receberam o imunizante. O imunizante é oferecido nas unidades de saúde do país em qualquer época do ano.
No ano passado, a vacinação também foi baixa. O balanço final apontou que somente 50,1% do público-alvo recebeu a segunda dose da vacina tríplice viral em todo o País.
Ainda segundo o Ministério, depois de ter recebido a certificação de país livre do sarampo pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas), em 2016, o Brasil passou a registrar, nos últimos anos, o avanço da doença.
O Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo desde 2018, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.