Maior parte de MS está em alerta para baixa umidade relativa do ar
A maior parte de Mato Grosso do Sul está em alerta nesta sexta-feira (15) para a baixa umidade relativa do ar. De acordo com o boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até às 19 horas de hoje as cidades das regiões norte, leste, centro e oeste do Estado estarão com a umidade de 20 a 30%, com forte risco de incêndios florestais e à saúde.
O alerta é de Perigo Potencial e as orientações para a população é de consumir água, evitar atear fogo em terrenos baldios, evitar desgate físico nas horas mais secas e evitar exposição so Sol nas horas mais quentes do dia. Caso necessário, acionte a Defesa Civil através do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 190.
A condição climática no Estado é decorrente das áreas de instabilidade que se intensificam sobre o Sul do Brasil, o norte da Argentina, Uruguai e o Paraguai por causa de uma forte queda de pressão atmosférica sobre estas regiões. O vento forte e quente que vem do Norte do Brasil vai ajudar a intensificar estas áreas de instabilidade.
No decorrer desta sexta-feira, estas áreas de instabilidade vão se organizar como uma nova frente fria, que deve trazer tempestades nesta sexta-feira e no sábado para o Sul do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, essa frente fria deve chegar no dia 17 e promete até mesmo geada no extremo sul do Estado, com termômetros em até 4ºC.