Após vacilo do Palmeiras, Santos assume a liderança do Brasileirão
O Santos assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro ao bater o Avaí, por 3 a 1, na tarde deste domingo (28), na Vila Belmiro. Os gols do jogo foram marcados por Derlis González, Carlos Sánchez e Felipe Jonatan para o Peixe. João Paulo marcou o gol de honra dos catarinenses.
Foi a sexta vitória seguida no campeonato do Santos, chegando aos 29 pontos, dois à frente do Palmeiras, agora o segundo colocado após empatar com o Vasco no sábado em 1 a 1, na sua Arena.
Já o Avaí segue em último, com apenas cinco pontos e ainda sem vencer no Brasileirão. Aliás, os catarinenses são os únicos que ainda venceram na competição até agora.
Na próxima rodada, o Santos recebe o Goiás, novamente na Vila Belmiro (às 11h de domingo). O Avaí, às 19h do mesmo dia, recebe o Botafogo na Ressacada.
O jogo
O Avaí surpreendeu com uma postura agressiva nos primeiros minutos, desfazendo a ideia de que o Santos pressionaria desde o começo.
Mas a surpresa caiu por terra aos oito minutos, quando o Peixe chegou ao gol no rebote de uma cobrança de falta – Derlis González fez.
O gol animou o Santos a pressionar o adversário, mas o Avaí conseguiu encaixar ótimo ataque pela direita e alcançou o empate com João Paulo.
A igualdade forçou o time de Sampaoli a exercer novamente o controle da partida. Soteldo cresceu no jogo e, pela esquerda, fez uma jogadaça para Sánchez completar para o gol: 2 a 1.
O Santos voltou com Felipe Jonatan (anote esse nome) no lugar de Alison, amarelado, e manteve o segundo tempo morno, a seu gosto, sem permitir que o Avaí desse sinais de que poderia empatar o jogo.
Foram 23 minutos até surgir uma boa chance – e para o Peixe: Sasha mandou na trave o rebote de um chute de Felipe Jonatan, e Sánchez não conseguiu aproveitar a sobra.
Logo depois, Marinho (que entrara no lugar de Soteldo) perdeu gol cara a cara com o goleiro Lucas Frigeri.
O jogo esquentou, e o Avaí reagiu com chute muito perigoso de Gegê – Everson fez ótima defesa.
Até que, aos 33, brilhou a estrela de Sampaoli. Felipe Jonatan, como um meia pendendo para a esquerda, recebeu na área, encobriu o goleiro e garantiu a vitória santista.