Falta de chuva reduz colheita do algodão na região sul de MS
Por conta da estiagem, a produtividade da safra de algodão na região sul de Mato Grosso do Sul deverá ser menor neste ano. A informação é da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), que justificou a baixa expectativa por conta da paralisação do crescimento das plantas durante o período de seca.
De acordo com a entidade, cidades como Aral Moreira sofreram com a falta de chuva durante a fase de crescimento da planta. A colheita da safra 2021/2022 na região sul do Estado está sendo feita desde o fim de abril. Já nas regiões norte e nordeste, a colheita começou no início deste mês.
A área plantada chega a 26.148 hectares e a expectativa é de uma produtividade de 300 arrobas de algodão em caroço por hectare, enquanto a estimativa de produção da pluma chega acima de 48 mil toneladas. Em relação às negociações, cerca de 40% da produção já está comercializada.
Ainda segundo a Ampasul, é esperado um aumento no custo de produção do algodão para a safra 2022/2023 especialmetne por conta do aumento no custo do fertilizante que já foi sentido pelo produtor na atual safra. A orientação é o produtor já garantir a compra dos seus insumos.