Pela segunda vez na história, a Mancha Verde foi a grande campeã do Carnaval 2022 de São Paulo. Com o enredo “Planeta Água”, a escola refletiu sobre a importância da preservação e valorização da água não apenas para a natureza, como também para rituais de várias religiões.
A Mocidade Alegre ficou em segundo lugar e a Império de Casa Verde, em terceiro. Já as escolas Colorado do Brás e Vai-Vai foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo.
O presidente da escola, Paulo Serdan, agradeceu ao compositor Guilherme Arantes por ter cedido a música e afirmou que a Mancha reagiu depois de ter tido problema em um carro alegórico. “Nós não saímos com o atraso, se eu quiser entrar na pista com 20 minutos eu entro, nós sabíamos o que estávamos fazendo, só mudamos a nossa estratégia de desfile. Ano que vem vamos falar de Lampião. Para a gente é gratificante a gente ter tido a capacidade de reagir a hora que abriu o portão, a frieza, a nossa equipe de barracão, saber exatamente o que tinha que fazer, mudamos a nossa estratégia na hora, não entramos atrasados, entramos com o tempo necessário para resolver o nosso problema e sair com o tempo certo”.
O desfile
A Mancha Verde entrou na avenida com sete minutos de atraso após parte de uma das suas alegorias do carro abre-alas se quebrar, mas conseguiu se recuperar e encerrou o desfile com 64 minutos.
A escola utilizou a água em todos os carros. O enredo foi inspirado pela canção de Guilherme Arantes. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcelo e Adriana, representaram o pescador e Nossa Senhora Aparecida. A comissão de frente mostrou a lenda das águas de Oxalá.
O primeiro carro da escola mostrou a ligação da água com a religião. No segundo carro, a Mancha Verde mostrou lendas indígenas falando das águas dos rios brasileiros. A terceira alegoria contou a lenda de Iara e o encontro com Iemanjá. O quarto e último carro trouxe uma estátua de Poseidon e falou sobre o ciclo da água e a renovação deste recurso.
A princesa de bateria, Duda Serdan, entrou sem a companhia da atriz Viviane Araújo, rainha de bateria, que desfilou na mesma noite pela Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro.
Veja o desfile completo da Mancha Verde no vídeo abaixo: