Nova Andradina desobriga uso de máscara nas escolas e no transporte escolar
A cidade de Nova Andradina determinou nesta segunda-feira (25) o fim da obrigatoriedade do uso da máscara de proteção facial dentro das escolas públicas e também dentro dos veículos de transporte escolar. A flexibilização foi publicada no Diário Oficial do Município por meio de um decreto assinado pelo prefeito José Gilberto Garcia.
De acordo com a assessoria do Município, a medida segue o Ministério da Saúde, que declarou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) causada pela pandemia da Covid-19.
Conforme o decreto, fica revogada a obrigatoriedade da utilização de máscaras nas unidades escolares e nos veículos automotores para os alunos da pré-escola ao 9º ano do ensino fundamental. Estes locais eram os únicos onde as máscaras ainda permaneciam itens obrigatórios no município.
A medida, que já está em vigor, leva em conta a melhora no cenário epidemiológico em Nova Andradina e em todo país e o avanço da campanha de vacinação. A utilização da máscara será opcional para cada pessoa/aluno, tanto em ambientes fechados quanto em espaços abertos.
Em comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde recomendou que as pessoas com sintomas gripais não participem de eventos coletivos e mantenha os cuidados preventivos como o uso de álcool em gel e máscara. Além disso, solicitou aos pais ou responsáveis para que não enviem os filhos para escola, em caso de sintomas gripais.