DestaquesPolicial

Arara-canindé é resgatada enroscada em linha de pipa com cerol em Campo Grande

Uma arara-canindé, popularmente conhecida como arara-amarela, foi resgatada enroscada em uma linha de pipa com cerol na tarde desta terça-feira (19), no Jardim Aeroporto – em Campo Grande (MS). Uma jovem, de 17 anos, acionou a Polícia Militar Ambiental (PMA), quando identificou que o animal estava ferido no quintal de sua casa.

A equipe verificou que a linha estava enroscada nas asas e em parte do pescoço do animal, e quanto mais a arara se movimentava, mais se feria e não conseguia voar. Segundo a moradora, o animal já caiu em seu quintal enroscado na linha.

A ave foi resgatada com cuidado e foi colocada em uma caixa de contenção para ser encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) de Campo Grande. Segundo a PMA, o animal recebeu atendimento médico veterinário, visto que estava com diversos ferimentos.

Espécie

A arara-canindé tem a plumagem com cores semelhantes a da bandeira do Brasil. A ave, que também é conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela, está ameaçada de extinção.

Uma das razões é o fato dela se deslocar a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação e ser, por isso, considerada uma presa fácil.

A arara-canindé costuma fazer seus ninhos em buracos no tronco, onde põem seus ovos. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento em seus bicos.

*Por G1 MS