Mato Grosso do Sul completa neste ano 45 anos de criação, apesar de todo esse tempo, ainda é comum as pessoas de outros estados do País confundirem com o vizinho Mato Grosso. Em mais um episódio desta histórica confusão os estudantes da Rede Municipal de Ensino (REME) de Campo Grande, foram surpreendidos pela troca dos hinos oficiais na agenda escolar, entregue pela Secretaria Municipal de Ensino (SEMED).
No material, apesar de o título constar como sendo Hino de Mato Grosso do Sul, a letra que aparece abaixo é, na verdade, o Hino Oficial do Mato Grosso. O caso foi denunciado pelos pais e responsáveis dos alunos, que se sentiram indignados com o erro. O caso veio à tona nesta terça-feira (19) e a Semed informou, em nota, que já notificou as empresas que imprimiram o material escolar.
O Hino de Mato Grosso do Sul foi escolhido por concurso. Foi instituído pelo decreto nº 3 de 1 de janeiro de 1979 e tem letra de Jorge Antônio Siufi e Otávio Gonçalves Gomes, e música de Radamés Gnattali. O hino ressalta as belezas naturais do estado e traz diversos personagens históricos, como Vespasiano Martins, Guaicurus, Camisão, Antônio João e Ricardo Franco.
Em nota, a Semed disse que as agendas escolares com o hino de Mato Grosso foram entregues aos alunos dos grupos 4 e 5 e para o serviço interno. Ainda no comunicado, a secretaria detalhou que as empresas vencedoras da licitação são de Curitiba e receberam todos os detalhes que deveriam conter nos produtos.
“O cumprimento das exigências previstas no edital é condicionante para que a empresa participe e vença o processo licitatório e são a garantia de que os materiais serão entregues com a qualidade especificada”, pontuou a secretaria.
De solução para a questão, a secretária afirmou que vai fornecer cópias do hino de Mato Grosso do Sul a todos os alunos que receberam a agenda com o erro. “A Secretaria notificou as empresas e tomou todas as medidas jurídicas e administrativas cabíveis. As duas empresas assumiram responsabilidade na questão”.
Leia a nota da Semed na íntegra
“A Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclarece que parte das agendas entregues, no kit de material escolar, aos alunos da Educação Infantil – Grupos 4 e 5 – da Rede Municipal de Ensino (Reme), está com a letra do hino de Mato Grosso do Sul errada. As empresas vencedoras da licitação, ambas com sede em Curitiba/PR, receberam o memorial descritivo da agenda escolar (em anexo), onde foi solicitado que constasse os hinos Nacional, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. O cumprimento das exigências previstas no edital é condicionante para que a empresa participe e vença o processo licitatório e são a garantia de que os materiais serão entregues com a qualidade especificada. Para a solução imediata, a Semed irá fornecer cópias com a letra correta do hino de Mato Grosso do Sul a todos os alunos que receberam a agenda com o erro. A Secretaria notificou as empresas e tomou todas as medidas jurídicas e administrativas cabíveis. As duas empresas assumiram responsabilidade na questão. As pessoas que vivem em Mato Grosso do Sul, estado que em 2022 completa 45 anos de criação, já possuem identidade própria e muito se orgulham de sua história. Inspirar este mesmo sentimento de pertencimento em nossas crianças é também a missão da educação pública municipal”.