Marquinhos Trad renuncia ao cargo de prefeito de Campo Grande
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) renunciou ao cargo de prefeito de Campo Grande na tarde desta sexta-feira (1º). O ato é porque ele irá disputar o cargo de governador do Estado nas eleições deste ano. Conforme determina a Justiça Eleitoral, todo chefe de Executivo que deseja concorrer no pleito de logo mais deve se afastar das atividades no prazo de seis meses antes do primeiro turno.
Marquinhos esperou até a véspera da data limite para deixar o cargo para o qual foi reeleito em 2020. Agora, quem assume a Prefeitura da Capitl é a vice-prefeita Adriane Lopes (Patriotas), que já vinha tomando frente dos trabalhos gradativamente nos últimos dias, inclusive, esteve em Brasília nesta semana para conseguir recursos para projetos futuros. Adriane ficará no cargo até o final do mandato, em 2024.
Em coletiva de imprensa no final da tarde desta sexta-feira, o agora ex-prefeito Marquinhos Trad disse ter ouvido muitas pessoas antes de tomar a decisão e voltou a afirmar que a sua candidatura ao Governo do Estado atende ao “clamor por mudança”. Já em tom de campanha, o político frisou que sua missão agora é construir “um Mato Grosso do Sul mais humano e mais justo socialmente”.
“O que me move a desligar da Prefeitura é uma missão maior. Conversei com muitas pessoas, de todas as classes sociais. Ouvi muito a minha cidade. Escutei o meu Estado e o clamor geral por mudança foi um dos motivos que mais fortaleceu essa decisão: mudança. Mudança com segurança”, discursou ele. “É um início de um novo tempo. Não estou dizendo adeus Campo Grande, estou dizendo até logo”, complementou.
Na carta, Marquinhos Trad afirma que a sua decisão em renunciar é de caráter “definitivo, irrevogável e irretratável”. A saída passa a valer já a partir deste sábado (02), conforme publicado no Diário Oficial do Município de hoje, em edição extra assinada pelo presidente da Cãmara Municipal, vereador Carlão (PSB), que passa a figurar como uma espécie de vice-prefeito, sendo o primeiro nome na linha sucessória da nova Administração Pública.
Após ler todo o discurso, o ex-prefeito apresentou oficialmente Adriane Lopes como a nova prefeita de Campo Grande. “Outro fator importante para essa decisão é que deixo Campo Grande nas mãos da Adriane. Eu confio, é preparada, a Adriane me acompanha desde o primeiro ano do nosso mandato. E dará sim sequência ao projeto que o povo de Campo Grande escolheu por duas vezes”, afirmou o ex-gestor.
Ela será a segunda prefeita da história de Campo Grande, sendo a primeira oriunda de uma escolha democrática, ainda que tenha sido a vice da chapa. A prmeira foi Nelly Bacha, do então PMDB, em 1983 e que administrou a cidade por menos de 1 ano por indicação do então governador, Wilson Barbosa Martins.