Coligação entre MDB, PSDB e União Brasil busca construção de chapa forte para disputar a Presidência
Em busca do fortalecimento no cenário nacional para alcançar o posto de ‘terceira via’, os partidos MDB, União Brasil e PSDB negociam a construção de uma grande coligação nacional. No domingo (13), representantes de cada uma das legendas estiveram reunidos em São Paulo (SP) para debater o assunto.
O objetivo é lançarem, juntos, uma chapa parar disputar a Presidência da República no pleito de logo mais, mas sem formalizarem a chamada federação partidária, conforme as partes vinham negociando até então.
Atualmente, os cada um dos três partidos têm o seu pré-candidato: Simone Tebet (MDB), João Doria (PSDB) e Luciano Bivar (União Brasil). Nas pesquisas eleitorais deste ano, Dória e Simone, juntos, têm somados apenas 4% dos votos declarados, em comum, os dois nomes ganham do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno, mas perdem quando confrontados com Lula (PT).
Com a coligação, a chapa a ser construída por eles teria cerca de R$ 2 bilhões de recursos públicos (fundos eleitoral e partidário) para gastar durante as eleições. O montante também ajudaria nas eleições para deputado federal, visando aumentar o número de parlamentares, outro importante objetivo dos partidos nessa eleição.