Campo Grande registrou chuva de 100 mm em três horas, diz Inmet
Chegou aos 100 mílimetros o volume total da chuva que atingiu Campo Grande nesta sexta-feira (11). O temporal, que já havia sido previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda pode castigar a cidade durante esse final de semana, já que o alerta segue valendo.
Conforme os dados disponibilizados, na primeira hora de chuva foram registrados apenas 9,4 mm, subindo para 75,4mm na hora seguinte, que também foi a de maior intensidade, e mais 16 mm na terceira e última hora, totalizando o ciclo em 100,8 milimetros. A chuva começou por volta das 15 horas, no centro-norte da cidade.
Campo Grande tem a infraestrutura urbana para suportar uma chuva de apenas 35mm, segundo os meteorologistas, com isso, sempre que o volume ultrapassa essa marca há risco de enchentes e transbordamento dos córregos, já que não há uma grande área de retenção do volume extra, especialmente na região do Córrego Segredo e do Rio Anhandui.
Durante a tarde e a noite, os campo-grandenses viveram momentos de caos absoluto, com árvores caindo, semáforos desligados e ruas e avenidas tomadas pelas enxurradas.
Carros ficaram encobertos por conta da água acumulada, bueiros se transformaram em verdadeiros chafarizes e houve a interrupção no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros.
A chuva forte pode se repetir nos próximos dias, segundo informou o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima). Até 18 de março há probabilidade de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com acumulado de chuvas de cerca de 15 a 125 milímetros devido ao avanço de frente fria, com pouca umidade e deslocamento de ventos em médio e alto nível.
Já entre os dias 18 a 26 de março, há probabilidade de chuvas moderadas a localmente fortes, bem como tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. As chuvas serão de 5 a 90 milímetros. O maior número de acumulados de chuva estão previstos para a região sudoeste do estado.