Janela aberta: Barbosinha e Zé Teixeira também estão de mudança partidária
Chegou a cinco o número de políticos que já anunciaram a saída de seus respectivos partidos para ingressarem em outras legendas em Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira (03) foi aberta a janela de transferência partidária, ciclo de 30 dias no qual os parlamentares estaduais e federais podem migrar suas afiliações sem o risco de perderem seus mandatos.
Os nomes mais recentes desta lista são os dos deputados estaduais Barbosinha e Zé Teixeira, ambos eram do extinto DEM. A sigla se fundiu com o PSL no final do ano passado para dar vida ao recém-criado União Brasil. Porém, nenhum deles optou por seguir no novo partido.
No caso de Barbosinha, a tendência é que ele se filie ao Partido Progressistas (PP), acompanhando o seu grupo político e liderado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que também irá trocar o União Brasil pelo PP, onde deverá disputar uma vaga no Senado Federal. Já o deputado Zé Teixeira não tem o seu futuro certo.
No decorrer deste primeiro dia de abertura da janela de transferência partidária, quem também anunciou a mudança foi o deputado Felipe Orro, que se desfiliou do PSDB após seis anos. Ele ainda não comunicou oficialmente para qual partido irá ingressar, mas nos bastidores a informação aponta para o PODEMOS, onde já há pessoas do seu grupo político, mas também pode ir para o PSD, junto de sua esposa Viviane Orro.
Ainda dentro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, outra mudança declarada foi do deputado Roberto Razuk Filho, o popular Neno Razuk, que não é mais filiado ao PTB. Ele também não informou para qual legenda irá, mas deverá seguir os passos de Tereza Cristina e ir para o PP.
Na Câmara Municipal de Campo Grande, a primeira grande alteração partidária partiu do vereador Riverton de Souza, que está deixando o União Brasil. Ele está no seu primeiro mandato na Casa, tendo sido eleito pelo DEM. O parlamentar também não disse qual será o seu destino político.