Recapeamento do prolongamento da Rua Rui Barbosa começa a ser executado
Teve início nesta semana o recapeamento da rua Montese, prolongamento da rua Rui Barbosa na Vila Olinda, no entorno da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os trabalhos deverão chegar ainda nesta semana à Rua Trindade, prolongamento da via a partir do cruzamento com a Avenida Salgado Filho.
Na região, já receberam asfalto novo as alças de acesso ao viaduto da UFMS e os acessos das ruas transversais. Parte da base do antigo pavimento foi refeito (os chamados remendos profundos), além da construção de calçadas e 1.236 metros de drenagem. Está programado o recapeamento de duas transversais, as ruas Chile e Quintino Bocaiúva.
Em outra frente de serviço deste lote 2 da revitalização da Rui Barbosa (trecho entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e o viaduto da UFMS) estão em andamento mais 592,99 metros de drenagem, para captar a enxurrada das ruas transversais que será escoada no Córrego Prosa, sob o canal fechado da Avenida Fernando Correa da Costa .Há três seções de tubulação: entre as ruas da Liberdade, Professor Severino de Queiroz e a Calarge e da Rua Tônico até a Fernando Correa da Costa .
Revitalização
O projeto de revitalização da Rui Barbosa abrange os 7,3 km de extensão da via, um dos principais corredores do transporte coletivo da cidade.
São 3,02 km, entre as avenidas Fernando Correa da Costa e Rachid Neder, sendo que já estão prontos 3 km drenagem, 1.369 metros de calçadas, 1 km de recapeamento, dos quais 715 metros no trecho que vai da Avenida Mato Grosso até a Rua Pernambuco e no trecho entre a Fernando Correa da Costa e a Rua 15 de Novembro.
A drenagem implantada eliminou pontos de alagamento , como o que havia perto do Pronto Socorro. Nesta região foi implantada uma tubulação pela Travessa Pepe Simioli (a partir da Pedro Celestino), entra na Rui Barbosa e se conectou com a drenagem da Avenida Mato Grosso, para a enxurrada desaguar no Córrego Segredo.
O primeiro ramal da tubulação capta e escoa até o Córrego Prosa a enxurrada da parte alta das transversais, desde a Rua Barão do Rio Branco, passando pela Avenida Afonso Pena e ruas 15 de Novembro, 7 de Setembro, Joaquim Murtinho e Barão de Melgaço.
A partir da Cândido Mariano foi implantada uma tubulação para escoamento da enxurrada até o Córrego Maracaju canalizado sob a pista da rua do mesmo nome .
Corredor
A Rui Barbosa é um dos principais eixos viários do transporte coletivo da Capital, por onde circulam 53 linhas do transporte coletivo. Serão feitos 7,1 km de recapeamento, mais de 4 km de drenagem . A intervenção começa nas proximidades do viaduto da Universidade Federal (onde a rua ainda se chama Trindade), até quando se encontra com a Avenida Rachid Neder. A via receberá um corredor do transporte coletivo no trecho entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, com 5 estações de embarque e desembarque. No trecho mais central, a partir do cruzamento com a Avenida Afonso Pena, a Rui Barbosa receberá mobiliário urbano semelhante ao da 14 de Julho, com câmeras de monitoramento, padronização das calçadas e Wi-fi gratuito.
O corredor de ônibus da Rui Barbosa vai se conectar com o Terminal Morenão pelas ruas Chile e Quintino Bocaiúva, que também serão recapeadas. Conforme o projeto, serão instaladas cinco estações de embarque e desembarque com um corredor exclusivo para os ônibus, que irão ocupar as duas faixas da esquerda. Os novos pontos serão construídos entre a Rua Quintino Bocaiuva e a Avenida Mato Grosso.
Os ônibus serão equipados com GPS’s ligados ao sistema semafórico inteligente da via. Assim, uma “onda verde” irá se formar nos cruzamentos quando os veículos estiverem trafegando pela Rui Barbosa, aumentando a velocidade média do transporte coletivo e diminuindo o tempo de espera dos passageiros. Além disso, os pontos serão equipados com displays informarão os horários de chegada e partida dos veículos, com atualização em tempo real.