Obras de ampliação do Aeroporto de Campo Grande começam em um mês
A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) garantiu o funcionamento do Aeroporto Internacional de Campo Grande enquanto estiver em obras e também adiantou que transtornos irão ocorrer. Nesta quinta-feira (18) foi assinada a ordem de serviço para o início dos trabalhos que irão ampliar o estabelecimento em todos os aspectos, como o saguão, que passará dos atuais 1.508 m² para 2.916 m².
Com a reforma e modernização, a capacidade do Aeroporto também aumentará, de 2,5 milhões de passageiros por ano para 5 milhões. Ao todo, serão aplicados R$ 39,9 milhões no projeto, que prevê também a construção de uma nova Central de Utilidades, Central de Gás e Reservatórios, além da adequação das vias de acesso. O prazo para a execução dos serviços é de 18 meses a contar de hoje.
Ao fim das obras, o terminal de passageiros estará 65% maior, passando de 6.185 m² para 10.027 m²; a sala de embarque passará de 480 m² para 1.740 m². A climatização do terminal será modernizada, assim como os sanitários. Além disso, o terminal contará com projetos de sustentabilidade através do reaproveitamento da água da chuva e do sistema de climatização.
As áreas comerciais do terminal também serão beneficiadas, com ampliação em quase 50%, passando de 560 m² para 842 m². Serão instalados mais três balcões de check-in e mais dois equipamentos de raio-x. A expectativa é que o aumento do Aeroporto da Capital gere mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.
No atual quadro em que se encontra, o Aeroporto de Campo Grande é considerado defasado e ultrapassado, já que ainda preserva as características dos anos 80. O inicio efetivo dos trabalhos ainda não tem data definida, segundo a Infraero falta acertar detalhes pontuais, como a parte técnica, mas a expectativa é que aconteça dentro de um mês.
Localizado na Avenida Duque de Caxias, o Aeroporto da Capital ocupa uma área de 10.802.318,30 m² e divide suas operações com a Base Aérea. A pista principal foi inaugurada em 1953 e nos anos 90 foi classificado como internacional, mas de segunda categoria. Somente a partir de 2009 o número de passageiros por ano passou a ser superior a de um milhão de pessoas.
Atualmente, três companhias aéreas contam com voos a partir da cidade – Azul, Gol e Latam – que ligam Campo Grande a sete destinos nacionais: São Paulo, Guarulhos e Campinas (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Confins (MG).