‘BBB Pet’ reúne cães com direito a jogo da discórdia, ‘eliminacão e cãoversa com eliminado’
Cães influenciadores, vira-latas, “salsichinhas” e outros formam o elenco do Big Sóter Brasil (BSB), versão canina do reality show Big Brother Brasil (BBB). A ideia surgiu em grupo de amigos que costumam se reunir com seus cachorros de estimação no Parque Ecológico Sóter, em Campo Grande.
Totalmente virtual, o BSB tem dinâmicas semelhantes ao programa televisivo e promete provocar “fogo no parquinho”. A versão canina conta com provas do líder, jogo da discórdia, votos públicos e “cãoversa” com os eliminados. Nas redes sociais desde 31 de janeiro, o BSB já teve dois eliminados e até intriga na web.
Por trás do reality canino estão amigos e tutores, sendo eles a nutricionista Joanne Minzon, 35 anos, a gestora de recursos humanos Camila Moraes, 25 anos, o redator Márcio Conde, 36 anos e a arquiteta Camila Inoue, 25 anos. E cada um deles tem uma função, desde organizar as provas, entrevistar o eliminado e a escrever a revista Fofocão, que repercute os eventos do BSB.
Joanne conta que a diversão é o elemento principal da competição, que teve 16 participantes inicialmente, pois os tutores falam como se fossem os cães e em primeira pessoa.
Segundo ela, metade dos cachorros e tutores já se conheciam dos passeios no Parque Sóter. Essa é uma das razões para que na segunda semana já esteja acontecendo ‘cãobinação de votos’ nos bastidores.
“A gente tem a turma dos salsichas e a turma de salsicha só no cachorro quente”, conta ela, fazendo referência ao fato de que seis cachorros são da raça Dachshund.
Dinâmica
Parecido ao BBB, o reality dos cães tem provas de liderança, anjo, paredão, conversa com o eliminado e até jogo da discórdia. Tudo isso, é claro, com muita pitada de humor e referências ao mundo canino.
O paredão é chamado de guia. “Os cachorros que vão no parque costumam correr soltos por lá, por isso para eles não tem coisa mais chata do que quando a gente pega as guias, porque é sinal de que o rolê está acabando”, explica uma das idealizadoras.
Às segundas-feiras é feita a prova do líder, através de perguntas nos stories do Instagram da loja de biscoitos caninos de Joanne. “Perguntas sempre voltadas para o público animal, são fáceis que podem ser consultadas na internet”, explica a nutricionista.
Quem responder certo primeiro é o líder, o segundo a responder corretamente é o anjo e o último a responder, independentemente de certo ou errado, está na guia.
Nas terças, é realizada a “votacão”, em que os animais enviam por mensagem em quem estão votando e o motivo. Em seguida, as mensagens são compartilhadas publicamente, quando o fogo no parquinho tem início.
Diante das justificativas, alguns participantes vão até suas contas pessoais na rede social, repercutir a votação. Na última guia, a cadela Juma foi a indicada pelo líder Gudu com a justificativa de que por ser da terceira idade (11 anos), “ela só sabe jogar bingo e fazer crochê”.
Indignada, Juma desabafou em seu perfil. “Gudu, Guru, Gugu, sei lá o nome desse cachorro. Falou que votou em mim, porque sou da terceira idade e fico mandando mensagem de bom dia para ele. Tô arrausada”.
Quarta-feira é dia de um participante dizer “audeus” ao BSB, após votação do público, por meio de enquete no Instagram.
Às quintas-feiras começa um novo ciclo com prova líder e nos dias seguintes se repete a dinâmica até que um novo participante seja eliminado no sábado. Os que saem do jogo participam da “cãoversa com o eliminado”, que é organizada por Camila Moraes. Durante a conversa, é feito o jogo da discórdia, em que o cão eliminado escolhe um emoji para os cachorros que continuam no jogo.
“Eu monto perguntas direcionadas ao eliminado, uso perguntas para alfinetar, perguntas sobre as torcidas e também sobre os aumigos do reality, geralmente monto cinco perguntas para cada entrevista”, explica Camila.
Tudo na brincadeira
De acordo com Joanne, apesar das intrigas nas redes sociais, tudo não passa de uma grande brincadeira entre os tutores, que se divertem entre si e proporcionam novas amizades para os seus animais de estimação. “Eles incorporaram os cachorros, mas no fundo está todo mundo dando risada”, comenta.
E o público também engaja com o BSB. “Tem gente que comenta que está mais animado que o BBB de verdade, que queria ter um cachorro só para poder participar”, cita a nutricionista.
Animados, o grupo pretende elaborar outros realities shows para os cães. “Já pensamos na Fazenda, ideias não faltam”, ri Joanne.
Prêmio
Quem vencer a 22ª edição do BBB vai levar R$ 1,5 milhão para casa, já quem vencer o BSB vai se deliciar com uma cesta de biscoitos caninos da empresa de Joanne e acessórios animais da empresa de Camila. “O engraçado é que o público nem sequer perguntou o que é o prêmio”, conta Joanne aos risos.
Virada no jogo
Juma, que foi a indicação do último líder, Gudu, não só resistiu à guia, como foi a grande vencedora da recente prova do líder. “Essa semana promete muito fogo no parquinho”, comenta Joanne.
Para acompanhar os desdobramentos desse jogo animal, é preciso ficar ligado nas contas das lojas de Joanne e Camila.
*Por G1 MS