Brasil e Mundo

Menina que estudou a vida toda em escola pública passa em 10 universidades internacionais: “Sonho!”

De forma inexplicável, há no Brasil um preconceito absurdo contra o ensino público. Exatamente por conta disso, sempre que um estudante vindo das escolas públicas consegue vencer na vida acaba se tornando notícia e, claro, fazendo valer a importância dos professores e das instituições municipais e estaduais.

A jovem Rhayssa Braz, de 18 anos, é um desses casos de sucesso de alguém que sempre esteve matriculado em escolas públicas e, ao mesmo tempo, sempre concorreu de igual para igual com os estudantes de instituições de ensino particular, cuja reputação é maior e a modalidade de ensino diferenciada.

Moradora de Santos, no litoral de São Paulo, há pouco mais de um ano ela decidiu se candidatar em diversas universidades internacionais já que tinha consigo o sonho juvenil de conhecer o mundo.

Através de muita dedicação e estudos, ela conquistou bolsas de estudos em dez faculdades de diferentes países. Escolheu o programa das instituições Zayed University e Minerva University, por meio do qual passará por oito campi ao redor do mundo.

O próximo desafio da estudante agora é conseguir o dinheiro para embarcar nessa aventura.

Rhayssa Braz teve uma vida marcada por muitas dificuldades, sendo criada apenas pela mãe e com a avó paterna, que mantinham até três empregos cada para dar uma vida confortável a ela.

Apesar da vida simples, a estudante sempre sonhou em conhecer vários lugares do mundo. Começou então a pesquisar sobre bolsas de estudos em universidades internacionais.

Silvia Helena e Maria dos Santos, mãe e avó da jovem, são as maiores incentivadoras — Foto: Arquivo Pessoal
Silvia Helena e Maria dos Santos, mãe e avó da jovem, são as maiores incentivadoras — Foto: Arquivo Pessoal

A primeira oportunidade veio através de um concurso de redação, onde ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mas não conseguiu ir devido à falta de condições financeiras.

Ela não desistiu do sonho e, depois disso, concorreu em outros 44 processos seletivos de diferentes universidades internacionais, sendo 43 nos Estados Unidos e uma em Portugal.

Até o início de julho de 2021, Rhayssa já havia sido admitida em nove instituições, todas com bolsas de estudos de até 65%.

No mês seguinte, ela recebeu a notícia de que havia ficado entre os quatro brasileiros aceitos no programa Zayed University e Minerva University, uma parceria entre os Emirados Árabes e os Estados Unidos, com pelo menos 75% de bolsa.

A jovem escolheu o estudo interdisciplinar, que envolve os cursos de Business Transformation, Social Innovation e Tech, e durante os quatro anos de graduação percorrerá oito campi espalhados pelo mundo: São Francisco, nos EUA; Seoul, na Coréia do Sul; Hyderabad, na Índia; Berlim, na Alemanha; Buenos Aires, na Argentina; Londres, na Inglaterra; Taipei, em Taiwan; e Abu Dhabi.

Um dos objetivos do programa é levar aos alunos diferentes realidades sobre cultura, economia e política. Em entrevista ao site G1, Rhayssa Braz contou que tinha recusado essa mesma universidade [Minerva University] em dezembro de 2020, mas mudou de ideia ao conhecer o programa. Se candidatou novamente e fui uma dos 30 estudantes aprovadas em todo o mundo.

“Sempre foi um sonho conhecer o mundo. Acho que dentro de todo mundo tem essa coisa de conhecer, mas eu quis botar em prática. Descobri esse mundo dos estudos fora um pouco tarde. Mesmo não me preparando a vida toda, como muitos fazem, eu consegui. Estou muito feliz”, descreveu na entrevista.

Você pode acompanhar a carreira da estudante através de sua conta na rede social Instagram. Clique aqui para acessar.

Deixe um comentário