Capital

Moradores do Jardim das Hortênsias participam da criação de uma praça pública

Moradores do Residencial Jardim das Hortênsias, no bairro Aero Rancho, estão participando do processo de criação de uma praça pública na região. Intitulado como Programa Praça no Bairro, a ação é comandada pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e busca implantar a prática da gestão democrática, entregando à população a oportunidade de construir um espaço adequado a cada uma das sete regiões que serão beneficiadas.

A praça que está sendo projetada será construída em um terreno no quadrilátero das ruas Caládio, Gérbera, Prímula e Av. Arquiteto Vila Nova Artigas. Além da Academia ao Ar Livre, a área terá Parque Infantil, Pista de Caminhada e Quadra Poliesportiva. Desde o local até os equipamentos foram escolhidos pelos próprios moradores do bairro.

Na noite de terça-feira (16) o grupo estive reunido pela segunda vez para tratar do assunto. “Eles [moradores] tiveram a oportunidade de decidir onde querem que cada um dos itens fique disposto. Agora, trabalharemos o nosso orçamento dentro do que eles desejam”, explicou Rodrigo Giansante, diretor de Planejamento Ambiental da Planurb.

Na reunião, foi apresentado um mapa, com cerca de 2m², da imagem via satélite do espaço escolhido pela comunidade para a montagem da praça. “Foi muito interessante poder participar e enxergar como ficará antes mesmo de as obras começarem.”, avaliou Maria Nunes, que mora em frente ao terreno onde será construída a praça há 24 anos.

A dinâmica é inédita em Campo Grande. O programa tem por objetivo revitalizar espaços públicos de recreação e lazer nas sete Regiões Urbanas de Campo Grande por meio da gestão democrática e participativa da comunidade.

As áreas que farão parte foram indicadas pelos Conselhos Regionais e serão individualmente planejadas, ouvindo a comunidade local, com pesquisas realizadas junto aos moradores do entorno e durante a reunião pública, onde a comunidade participará na elaboração da proposta de intervenção.

Deixe um comentário