DestaquesGeral

Professores da rede estadual fazem passeata pela equidade salarial da categoria

Um grupo com pelo menos 300 profissionais da educação pública participou de uma manifestação na manhã desta quarta-feira (02), em Campo Grande.

A categoria, que pertence à Secretaria do Estado da Educação (SED), desfilou pelo Parque dos Poderes, passando em frente as sedes administrativas do Governo do Estado.

Os professores carregavam bandeiras, faixas e cartazes cobrando do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a equidade salarial da categoria, com o aumento do piso nacional beneficiando também os educadores convocados.

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e os Simteds (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) são os responsáveis pelo protesto.

O reajuste de 33% no piso salarial nacional dos professores da educação básica aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, que vai passar de R$ 2.886 para R$ 3.845 para quem trabalha 40 horas semanais, terá grande impacto nas contas de estados e municípios.

Em Mato Grosso do Sul, além dos 10% de reajuste linear dado a todo o funcionalismo público, que contemplou, portanto, os professores, a categoria deve receber mais 20,8% após a decisão do presidente.

No entanto, a medida vai beneficiar apenas concursados, deixando os convocados de fora, motivo pelo qual a Fetems organizou o manifesto.

Deixe um comentário