Palmeiras goleia o Santos e leva pela primeira vez o título da Copinha
O Palmeiras goleou o Santos por 4 a 0 na manhã desta terça-feira (25) e se consagrou campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior pela primeira vez na sua história.
A decisão aconteceu na Allianz Parque em uma manobra muito criticada pela direção do Peixe, que queria um campo neutro, apesar de a torcida ser única e em favor do Verdão.
Ainda no primeiro tempo, Endrick, Giovani e Gabriel Silva abriram uma significativa vantagem no placar para os donos da casa. No segundo tempo, novamente Gabriel Silva fechou a conta.
O Santos ainda teve o zagueiro Derick expulso no final do primeiro tempo. O Peixe não se impôs e foi totalmente dominado pelo rival do início ao fim.
Polêmica do local da final
O local da final da Copinha tradicionalmente é no Estádio Pacaembu, mas hoje está em reforma depois de passar pelo processo de privatização.
O Estádio do Morumbi chegou a ser cogitado, mas a casa palmeirense foi definida como o palco da partida pela FPF (Federação Paulista de Futebol), responsável pela organização da Copinha.
Em nota, a entidade disse que a decisão passou por “análise minuciosa de todas variáveis envolvidas na grande final da Copa São Paulo e diálogo com a Polícia Militar de São Paulo”.
Além disso, a Federação citou que o Palmeiras já contaria com a seus torcedores, já que tem melhor campanha, e os clássicos em São Paulo ocorrem com torcida única.
A escolha do palco da final não foi bem recebida pela diretoria santista. Através das redes sociais, o clube disse que a decisão “privilegia o outro finalista e não atende ao princípio de isonomia.”
O Santos ainda afirmou que reconhece que o rival tinha o direito de jogar com sua torcida, pela melhor campanha, mas defende que a partida acontecesse em outro estádio.