Santo do dia

São Paulo foi convertido por Jesus Cristo para ser o mais devoto dos apóstolos

Um dos principais autores do Novo Testamento e um dos mais importantes escritores, teólogos e pregadores do cristianismo. São Paulo foi convertido, deixou de ser um perseguidor dos seguidores de Jesus Cristo para se tornar o 13ª apóstolo e um dos mais fiéis ao lado de São Pedro.

Paulo (também chamado de Saulo) nasceu na cidade de Tarso, na região da Cicília, no antigo Império Romano (Atualmente, território da Turquia), provavelmente no ano 5 do século I.

Era judeu de nascimento, mas o pai era fariseus e tinha por costume seguir a moral mais severa, seguindo a lei ao pé da letra.

Paulo estudou e se formou em ciências gregas. Se mudou pela primeira vez para Jerusalém onde continuou seus estudos na escola de Gamaliel e se aprofundou no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática.

Foi nesse período que conheceu o movimento denominado Cristianismo (todos que creem em Jesus Cristo são cristãos), então classificado como uma seita pelos líderes religiosos da época.

Por conta da educação rígida que havia recebido em sua casa, passou a ser contrário aos cristãos e a perseguir os apóstolos remanescentes de Jesus Cristo, bem como os seus seguidores.

Paulo era um dos mais severos e brutais inimigos dos apóstolos. Segundo a sua biografia, ele invadia a casa dos cristãos, arrastava homens, mulheres, idosos e até crianças para fora a fim de fosse apedrejados, linchados ou presos pelo Exército de Roma.

Um dos relatos mais marcantes cita a morte de Santo Estevão, o primeiro mártir da Igreja Católica. Paulo fez questão de segurar as capas daqueles que o apedrejaram, como uma atitude de aprovação.

Logo, Roma reconheceu em Paulo uma força para capturar seus inimigos e autorizou que ele identificasse e prendesse os devotos de Cristo para acabar com aquele movimento que consideravam como uma seita.

Paulo cumpriu a ordem acreditando que, daquela forma, estaria agradando a Deus. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada.

Obteve do sumo sacerdote, Caifás, poderes discricionários para pesquisar a vida de todos os cristãos e de castigá-los.

Entrava nas sinagogas, açoitava aqueles que acreditavam em Jesus e colocava em execução todos os meios para obrigar os cristãos a blasfemarem contra o santo nome de Cristo.

Entretanto, a sua vida muda para sempre durante uma viagem até a cidade de Damasco. No caminho, ele é cercado por uma luz mística e ouve a voz de Jesus Cristo, se convertendo.

No capítulo 9 do livro de Atos dos Apóstolos, consta que “enquanto isso, Saulo [Paulo] só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer’”.

Em Damasco, Paulo conhece Santo Ananias, que foi até ele após ter uma visão. “Levanta-te, e vai à rua que se chama Direita, e procura em casa de Judas a um chamado Paulo de Tarso, porque ele está ali orando”.

Procurando Paulo, que estava sem poder enxergar desde então, Ananias colocou as mãos sobre ele, dizendo: “Paulo, o Senhor Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas me enviou para que recebas a visita e sejas cheio do Espírito Santo”.

Paulo recuperou a visão e levantou-se cheio de alegria. Ananias declarou-lhe o que o Senhor lhe tinha dado a entender a respeito de sua vocação e o batizou.

Três anos após a sua conversão, ele viajou para Jerusalém onde se encontrou com Tiago, o Justo, e ficou com Simão Pedro por 15 dias. Nos anos seguintes, fez uma série de viagens por todo o império Romano, pregou, converteu e auxiliou os irmãos cristãos.

Nem a Bíblia e nem outra história qualquer conta explicitamente como ou quando Paulo morreu. De acordo com a tradição cristã, Paulo foi decapitado em Roma durante o reino do imperador Nero em meados dos anos 60 na Abadia das Três Fontes.

A festa litúrgica da conversão de São Paulo, própria da Igreja latina, apareceu no século VI. A comemoração do dia 25 de janeiro tem o intuito de considerar as várias facetas do Apóstolo por excelência.

Pertence a Jesus desde o momento em que, no caminho para Damasco, foi vencido pelo amor de Cristo e transformou-se no maior Apóstolo do Evangelho.

Deixe um comentário