Escolas da REME tiveram aulas de paintball e slackline em 2021
Os alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) puderam praticar duas novas modalidades esportivas, paintball e slackline, no ano letivo de 2021.
Na Escola Municipal Professor João Cândido de Souza, no Jardim Anache, após o retorno presencial das aulas de forma escalonada – desde o dia 26 de julho – os estudantes do ensino fundamental tiveram aulas específicas de Educação Física, com a prática do paintball adaptado.
Para garantir a segurança dos alunos e a prática pedagógica adequada, o paintball foi realizado na quadra escolar com a utilização de tatames como barreiras e petecas – feitas pelos estudantes – para serem os marcadores.
As partidas também precisam de estratégias formadas pelas equipes, que têm duas missões: levar a bandeira do centro do campo para sua própria base e também pegar a bandeira da base adversária.
“A prática ajuda no trabalho em equipe, valores, estratégia, porque é preciso pensar antes de se fazer algum movimento”, explicou Gildiney Alencar, professor de Educação Física.
E antes da partida os alunos participam da aula teórica, com orientação e informações sobre a modalidade.
“A atividade ajuda a ter mais confiança, a trabalhar em equipe, temos que saber quando iremos avançar ou ficar para defender. O time tem que confiar na nossa defesa e os adversários no ataque”, opinou o aluno Flávio Carmona, do 9° ano.
Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) O Bom Pastor, no Estrela do Sul, o slackline, outra atividade de aventura, se destaca entre os alunos.
“São exercícios de equilíbrio, e a atividade tem proposta diferenciada e lúdica, para crianças de 3 e 4 anos. Os alunos conseguiram se desenvolver bem, com confiança. a Experiência foi positiva”, disse o professor Marcelo Fernandes da Silva.
As modalidades fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como Prática Corporal de Aventura. O paintball e o slackline são formas de experimentação corporal em ambientes desafiadores para o praticante.
As habilidades relacionadas a essas unidades temáticas, também nomeada como esporte alternativo, têm foco na experimentação e nos cuidados com a integridade física e o respeito ao patrimônio público e natural.
O aluno também deve ser estimulado a ser capaz de identificar a origem e os tipos de práticas de aventura, bem como suas transformações históricas.
Outros esportes e atividades inseridos na BNCC são as lutas, ginástica, brincadeiras, jogos e também as danças.