Entretenimento

“Tudo já é meio despedida para mim. Uma hora acaba”, diz Fernanda Montenegro, de 92 anos

Até mesmo quem não tem o hábito de assistir a televisão deve ter visto por outros mecanismos de informação e rede sociais a propaganda de fim de ano do Banco Itaú envolvendo a conceituada Fernanda Montenegro e a pequena Alice. Aliás, a atriz de 92 anos esteve frequente no noticiário neste encerramento de 2021, ao ser eleita para ocupar uma das cadeiras na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Fernanda Montenegro é considerada a grande ‘dama da televisão brasileira’. Com tantos papeis desempenhados ao longo da vida, seja em novelas, filmes ou propaganda, acabou por se tornar uma figura muito presente no nosso dia a dia, tanto que não conseguimos imaginar como será sem ela por aqui.

Mas o peso da idade já a faz refletir sobre o assunto. Aos 92 anos, lúcida e dona de um comportamento absolutamente culto e intelectual, Fernanda Montenegro se diz preparada para a morte e, exatamente por isso, já está tratando de seus dias atuais como sendo também os últimos de sua vida. Durante uma entrevista ao site El País, a atriz falou deste delicado assunto.

Fernanda Montenegro – que na verdade se chama Arlette Pinheiro –, nasceu no Rio de Janeiro e se alfabetizou em Belo Horizonte (MG), onde também começou a sua caminhada junto ao teatro, ainda aos oito anos de idade. A carreira profissional de atriz veio um pouco depois, quando foi aprovada para ser locutora no programa Radioteatro da Mocidade, na extinta Rádio do MEC (Ministério da Educação e Cultura).

O nome artístico Fernanda Montenegro tem duas derivações, primeiro no romantismo do século 19 em Fernanda e o sobrenome, Montenegro, de uma homenagem que fez a um médico do Rio de Janeiro que atendia aos pobres gratuitamente. E de lá para cá são pelo menos 70 anos de trabalho com essa assinatura, que se tornou uma marca e ficará para sempre eternizada em nossas memórias.

Nestes anos de pandemia, a atriz precisou se recolher em um sítio da família, na região serrana do Rio de Janeiro e, apesar de já ter tomado as três doses da vacina contra Covid-19, Fernanda Montenegro ainda mantém o cuidado necessário para evitar a doença. Nesse meio tempo, foi eleita para ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL), conquistando mais um ponto no seu extenso e rico currículo artístico.

E, ao mesmo tempo em que demonstra ter planos para deixar algum legado na ABL, Fernanda Montenegro também tem a plena consciência sobre o peso da idade. “Sou uma mulher de 92 anos. Tenho a imunidade baixa. Não sabemos o que nos acontecerá e nem por quanto tempo ainda enfrentaremos esse vírus”, comentou ao jornal, após ser indagada sobre quando será o seu retorno aos palcos.

A conversa nesse sentido continuou. O repórter questionou a atriz se tem medo da morte. E ela então respondeu dizendo que “sentiria saudade” e que, se possível, gostaria de levar contigo para o outro mundo toda a sua memória.

“Gostaria de levar comigo a minha memória. Eu tive um desmaio (em 2019) durante uma gravação no Sul do país. Eu demorei para acordar novamente. Mas, quando voltei, senti uma paz absoluta que contrastava com todo aquele alvoroço ao meu redor. Neste retorno, havia um hiato. Eu não lembrava do passado e nem do presente. É como se tivesse acontecido um desligamento. Será que a morte é isso? Não sei. E diante deste mistério ficamos especulando para onde iremos. Se eu for para algum lugar, eu queria muito levar a minha memória. Gostaria de fazer-lhe um pedido: que me enviasse uma cópia desta entrevista. Queria tê-la. Porque tudo já é meio uma despedida para mim. Uma hora acaba. Não tem jeito”, disse a artista em sua finalização.

Deixe um comentário