DestaquesEntretenimento

Silvio Santos está vendendo o SBT por R$ 1 bilhão: “Estou aposentado!”

Considerado por muitos, especialmente no meio artístico, como o maior nome de toda a história da televisão brasileira, o empresário e apresentador Silvio Santos colocou à venda o seu maior legado, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

A informação não é oficial, pelo menos ninguém que compõe o Grupo Silvio Santos se posicionou sobre o assunto, entretanto, reuniões de interesse comercial já foram realizadas na sede da emissora exatamente para tratar desta investida.

Silvio Santos teve em 2021, talvez, um dos mais conturbados anos de sua vida. Com 91 anos de idade completados neste mês de dezembro, o apresentador está afastado dos seus programas de auditório e, aparentemente, já comunicou que irá se aposentar em definitivo.

No decorrer deste ano, Silvio Santos chegou a retornar para as gravações no SBT, mas por poucos dias, já que logo acabou contraindo Covid-19, mesmo tendo se vacinado com as duas doses, e ainda precisou ser internado para o tratamento da doença.

O último programa gravado por Silvio Santos foi o ‘Roda Roda’, no dia 23 de julho, desde então nunca mais se viu um programa inédito com a presença dele no palco.

A filha Patrícia Abravanel é quem tem ocupado o seu lugar na frente do Programa Silvio Santos, exibido sempre aos domingos, no entanto, os números de audiência não são os mesmos.

Não existe SBT sem Silvio Santos e talvez essa verdade absoluta tenha sido o fator determinante para a decisão de vender a emissora de televisão.

Sobre o valor do negócio, a informação dada pelo site Notícias da TV, do Uol, é de que seja algo em torno de R$ 1 bilhão, isso mesmo, um bilhão de reais.

A quantia seria o suficiente para sustentar todas as seis filhas do apresentador, bem como dar uma garantia de aposentadoria para a esposa, a escritora Iris Abravanel, e o próprio Silvio.

Pelo menos duas personalidades já teriam demonstrado o interesse em adquirir o SBT. O primeiro deles é o bispo e dono da Record TV, Edir Macedo, que em 1989 comprou a própria Record do mesmo Silvio Santos, que então tinha 50% das ações da marca.

O segundo nome listado como possível comprador é outro apresentador conhecido do público essebetista, o empresário Carlos Massa, o Ratinho, que já é um dos principais sócios de Silvio Santos dentro do canal. Além disto, ele possui uma rede de cinco emissoras de televisão no Estado do Paraná, todas afiliadas ao SBT.

Há também uma terceira pessoa com grandes probabilidades de aquisição do canal. O antigo diretor da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o popular Boni, que também tem uma televisão própria, a TV Vanguard, no interior de São Paulo, mas que é afiliada da Globo.

Boni possui uma grande relação com a família Abravanel. Entre os anos de 90 e início de 2000, ele esteve muito próximo de ingressar no quadro societário do SBT, mas Silvio Santos sempre desistiu com medo de perder o controle da programação.

Antes destes, uma primeira negociação chegou a ser tratada por um grupo investidor brasileiro que possui o controle de um conglomerado televisivo. No entanto, eles não avançaram na compra do SBT exatamente por conta daquela máxima de que a emissora (SBT) não funciona sem a presença de seu dono (Silvio Santos), além de considerar o valor muito alto e com poucas garantias de retorno.

O SBT surgiu em 1981. Silvio Santos venceu uma concorrência pública feita pelo Governo Federal para a criação de duas novas redes de televisão, sendo o SBT criado a partir de algumas concessões cassadas da extinta Rede Tupi.

O Grupo Silvio Santos já tinha desde 1976 a concessão do canal 11 do Rio de Janeiro, conhecido como TVS, o que foi um passo fundamental para dar vida ao SBT.

A emissora já foi a segunda maior de todo o País, mas nos últimos anos perdeu a posição para a Record TV. Mundialmente, é classificada como sendo a 23ª maior rede de televisão, com um total de 144 emissoras próprias e afiliada que cobrem todo o território nacional.

Além disto, desde setembro de 2017, o SBT é o maior canal de televisão aberta do Youtube, superando até mesmo a Rede BBC em número de usuários inscritos, disponibilizando toda a sua programação ao vivo e de graça.

A emissora possui o CDT da Anhanguera, complexo televisivo localizado no quilômetro 18 da Rodovia Anhanguera, em Osasco (SP), ocupando uma área de 290 mil metros quadrados. Este é o terceiro maior complexo televisivo em tamanho instalado na América Latina, sendo menor apenas que os estúdios da TV Azteca, no México, e os Estúdios Globo.

Recentemente, o SBT fez contratos milionários com a Conmebol para transmitir a Libertadores da América e a Copa América, atingindo bons pontos em audiência.

Além do SBT, o Grupo Silvio Santos também é formado pela SBT Filmes (empresa cinematográfica), SBT Music (gravadora musical), SBT Vídeos (vídeos na internet), SBT Licensing (licenciadora de marcas), Liderança Capitalização (responsável pela emissão do título de capitalização conhecido como Tele Sena), Jequiti Cosméticos (empresa de cosméticos), Hotel Jequitimar (hotelaria), entre outras empresas.

Deixe um comentário