Entenda a polêmica briga entre o ator Ícaro Silva e Tiago Leifert
Se você é um usuário ativo das redes sociais deve ter visto nos últimos dias o nome do ator Ícaro Silva entre os assuntos mais comentados. Acontece que ele se envolveu em uma grande polêmica ao criticar o reality show da TV Globo, o Big Brother Brasil (BBB), após ter o seu nome cogitado como um dos possíveis participantes da edição de 2022 do programa.
A coisa não parou por ai. Ao publicar o comentário crítico em uma rede social sobre o BBB, Ícaro Silva acabou sendo surpreendido por uma resposta do ex-apresentador da própria atração, o jornalista Tiago Leifert, que em um tom bem duro chegou a chamar o ator de arrogante.
Logo depois surgiram as publicações e ex-participantes do reality show, como a Flay e Manu Gavassi, e de outros atores, como João Vicente de Castro. Todos defendendo a livre opinião sobre o assunto e o respeito.
Tudo começou quando colunistas de entretenimento publicaram que o ator Ícaro Silva tinha recebido o convite para participar do BBB. Diante da repercussão entre seus seguidores, o próprio ator comentou sobre o assunto nas redes sociais.
Em uma publicação, ele pediu “respeito” por sua trajetória e falou que possui “ódio por entretenimento medíocre” e “repulsa por dividir banheiro”, pedindo para que seus seguidores parassem de “acreditar nessa história absurda de que cogitaria ir para o Big ‘Boster’ Brasil”.
A postagem ganhou muita visibilidade por ir contra o programa que tem a maior audiência de toda a televisão brasileira e ganhou mais engajamento ainda quando Tiago Leifert o rebateu, também através das redes sociais.
“Sua opinião sobre realities não é uma crítica construtiva e, sim, apenas uma agressão gratuita a quem nunca te fez mal (aliás, não só não te fizemos mal como provavelmente pagamos o seu salário nessa última aê!). Achar que o que você faz é superior não é baseado em fatos, é arrogância mesmo. […] Respeita nossa história, nossas equipes e o entretenimento que a gente proporciona. […] Talvez seja hora de repensar, não se misturar com produtos inferiores a você. Vai firme e feliz ano novo.”, escreveu o ex-apresentador da atração.
Ainda na postagem inicial de Ícaro Silva, outros artistas manifestaram suas opiniões sobre o BBB. A Flay, que esteve no BBB, pediu “humildade e pé no chão” ao ator. Já João Vicente de Castro questionou se “devemos respeitar mais uns que outros?” e ainda emendou que “gostar é facultativo, respeitar é obrigatório”.
Mas a briga entre Ícaro Silva e Tiago Leifert não ficou somente nestas duas postagens.
O ator tornou a criticar o programa e ainda rebateu ao comentário do apresentador publicando uma carta, bem extensa por sinal, e com uma série de interrogações quanto à qualidade da atração.
Até o fechamento deste texto, Tiago Leifert não havia se manifestado após a última publicação de Ícaro Silva.
Veja a carta que o ator publicou na íntegra:
Oi Tiago!!
Li sua cartinha e fiquei positivamente tocado pela contemplação do teu tempo. Imagino que para ter escrito um textão desse (o que não ocorreu nos casos de racismo, intolerância religiosa, misoginia, homofobia e abuso sexual no programa que você apresentava) é porque de fato te atravessei, o que sinceramente me envaidece como artista. Impressionante como tem coisa que passa e outras que interrompem nosso sossego né?
Minha vaidade esmaece um pouco, no entanto, quando vejo que sua réplica é baseada no fetiche monetário dos meninos comuns. Eu conheci muitos garotos na minha vida que pautavam suas opiniões na lógica sistemática do dinheiro. Garotos sem nada especial. Nem talento, nem beleza, nem nada, mas que tinham a aparência e a submissão adequadas, além de um parente no lugar certo, sabe? Acho que você sabe.
Vamos então aos pontos da sua carta?
Primeiro: eu nunca falei de realities, no plural. Amo e consumo vários deles, então aprofunde sua interpretação de texto, para não generalizar a minha opinião. Segundo: ‘ser adulto’ e artista no meio midiático é justamente estar a par das deficiências culturais do país e contribuir de alguma forma para saná-las. Se trabalho na emissora de onde você saiu é porque esta é tão plural quanto o Estado brasileiro e abriga (me impressiona que você não tenha percebido) de certa forma, tanto quem está no corre, quanto quem nasceu com o sobrenome ‘correto’. E o terceiro e mais importante ponto a ser treplicado em sua cartinha: possivelmente você nunca vai entender isso, mas pra uma pessoa preta e queer estar em destaque, contratada ou empregada ela precisa ser realmente EXCELENTE. Então não tem como você estar pagando meu salário, Tiago. Não fossem meu talento, minha história, minha trajetória, uma luta filhadaputa [sic] diária e essa cara bonita eu acho que nem vivo estaria.
É minha entrega que paga meu salário. Imagino que sapatênis sejam confortáveis, mas eu literalmente tive que colocar salto alto, collant, peruca e performar como a maior diva do entretenimento na história para que o país COMEÇASSE a olhar pra mim. E isso porque eu já tinha 22 anos de carreira na época. É que meu pai é funcionário público, sabe? Acho que não sabe.
No geral, soube que você está lidando com questões pessoais. Desejo luz e proteção na tua vida, de verdade e acho que seria prudente focar aí a ‘interrupção ao seu sossego’. Vai firme e feliz ano novo. Atenciosamente,
Ícaro.